Fernanda Dias: Alimentos, suplementos e estratégias que potencializam o processo detox

A natureza nos presenteia com alimentos ricos em substâncias que potencializam nosso sistema detox

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Suco Detox (Foto: Reprodução Internet)

Existem fases da vida em que sentimos nosso corpo mais inchado, o intestino travado, cansaço excessivo, dificuldade de digerir alguns alimentos mais pesados, sensibilidades alimentares, pouca tolerância ao álcool, etc. Esses sintomas demonstram que o organismo não está funcionando a pleno vapor.

Situações de estresse, sono ruim, abusos alimentares e de bebida alcoólica após períodos de festas e férias, má alimentação, sedentarismo, etc.. são alguns fatores que podem atrapalhar o funcionamento adequado do nosso metabolismo.

Nesses momentos percebemos que nosso sistema de destoxificação está sobrecarregado, e que nosso organismo pode precisar de uma ajuda extra para realizar o processo de limpeza diária para eliminar os excessos de toxinas acumuladas.

As formas de excreção de toxinas são feitas pelas fezes, urina e suor através de uma ação conjunta dos três órgãos responsáveis pelo processo de detox: fígado, intestino e rins.

Advertisement

Para um funcionamento adequado desses órgãos, é necessário uma alimentação balanceada, um sono de qualidade, atividade física regular e controle do estresse. Porém, nem sempre conseguimos manter todos esses pilares alinhados ao
mesmo tempo em determinados períodos da vida. Talvez o desequilíbrio de um único pilar já pode ser suficiente para desestabilizar o organismo.

Quanto menor o tempo fora de um estilo de vida saudável, menores serão os impactos desses desequilíbrios no seu sistema. É importante ressaltar que, de maneira geral, o corpo dá conta de realizar todas as suas funções metabólicas de forma eficiente quando esses quatro pilares da saúde estão equilibrados.

A natureza nos presenteia com alimentos ricos em substâncias que potencializam nosso sistema detox. Sabendo disso, nada melhor do que usar e abusar deles nos momentos de maior demanda, não é mesmo?

Alimentos da família das brássicas, como brócolis, couve, couve flor, repolho, couve de bruxelas são ricos em fitoquímicos capazes de otimizar a função hepática, potencializando a eliminação das toxinas pelo corpo.

Gengibre e extrato de alcachofra são anti-inflamatórios e digestivos, auxiliam a função intestinal e hepática.

Chá verde, matcha, dente de leão, cavalinha e centelha asiática, são ricos em antioxidantes e tem propriedades diuréticas, facilitando a excreção renal de toxinas e outros metabólitos.


Suplementos como clorella e spirulina, que são microalgas ricas em fitonutrientes, contribuem para a quelação e eliminação de metais pesado como alumínio e chumbo, evitando o acúmulo no corpo.


Já o ácido alfa lipóico e a N-acetilcisteína estimulam a função das mitocôndrias, organelas responsáveis pela produção de energia do corpo. Sem elas, nosso metabolismo não funciona de forma eficiente.


Assim como o jejum intermitente realizado de forma bem orientada, também pode ser uma ótima estratégia para melhorar o processo de destoxificação, otimizar a função mitocondrial e a reparação de tecidos.


A sauna funciona como um agente que estimula a sudorese, assim como o exercício físico aeróbico, acelerando a eliminação de toxinas através do suor.


Todas essas estratégias são bem interessantes para esses momentos. Mas lembre-se, por mais que podemos ajudar o nosso organismo a se limpar, nada substitui um estilo de vida saudável com equilíbrio nos quatro pilares da saúde.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: Alimentos, suplementos e estratégias que potencializam o processo detox
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui