Fernanda Dias: As melhores fontes de proteína vegetal

Vejo que muitas pessoas ficam perdidas quando optam por reduzir o consumo de proteína animal. Aprenda a fazer essa transição da forma correta

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A cada dia que passa, está mais em alta adeptos à uma redução no consumo de carnes e de alimentos de origem animal. E também pessoas buscando uma transição para uma alimentação vegetariana ou vegana. Porém, nem todos sabem fazer essa transição da forma correta. A proteína é o nutriente mais comprometido e deve ser ajustado para evitar desequilíbrios para o corpo.

Sabemos que as carnes, seja bovina, suína, de aves, de peixes e frutos do mar, são as fontes mais expressivas em proteínas da alimentação. A sua composição nutricional se baseia em proteínas e gorduras, sendo isenta de carboidratos. Alguns animais e tipos de corte dessa carne possuem mais ou menos gorduras.

A quantidade de gordura saturada presente nas proteínas animais é determinante para a nossa saúde. A Organização Mundial de Saúde preconiza um consumo diário de até 10% de gordura saturada na dieta.  A recomendação da Sociedade Brasileira de Cardiologia limita esse consumo diário em até 7%.

As fontes mais expressivas de proteína de origem vegetal são as leguminosas e sementes. São alimentos além de ricos em proteínas, são fontes de gorduras insaturadas, excelentes para a saúde do coração. Outra vantagem das fontes vegetais de proteína, é a presença de fibras alimentares que nutrem as bactérias boas do intestino. Já as carnes são pobres nesses nutrientes fundamentais para a saúde intestinal.

Advertisement

Um ponto de atenção, a dieta baseada em proteínas vegetais, será também mais rica em carboidratos, já que esses grãos também são fontes desse macronutriente. Portanto, é necessário um ajuste alimentar para evitar excessos de carboidrato na dieta que pode gerar um aumento de peso corporal.  

Outro detalhe que vale ser desmistificado, os vegetais como cogumelos e brócolis possuem baixo teor de proteína. O grupo dos vegetais não é considerado equivalente para fazer substituições alimentares, apesar de serem alimentos riquíssimos em outros nutrientes importantes para a saúde e para o equilíbrio nutricional da dieta.

Vejo que muitas pessoas ficam perdidas quando optam por reduzir o consumo de proteína animal. Então, aqui vai uma lista dos melhores alimentos:

Feijões

Lentilha

Grão de bico

Ervilha

Quinoa

Soja

Tofu

Tempeh

Semente de abóbora

Semente de chia

Amendoim

Seja de origem animal ou vegetal, o consumo proteico é fundamental para o equilíbrio fisiológico e metabólico. Adotar um estilo alimentar com redução no consumo de carnes e outros alimentos de origem animal, demanda maior atenção e adequação de proteínas na dieta, sendo necessário aumentar o consumo desses alimentos citados acima.

Para pessoas que adotam o estilo alimentar onívoro, recomenda-se que a dieta contenha as duas fontes alimentares de forma equilibrada e harmônica. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: As melhores fontes de proteína vegetal
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui