Fernanda Dias – Autocuidado: você consome ou pratica?

Esse cuidado é individual e intransferível. Só você sabe o que precisa para se reestabelecer, se nutrir e se preencher de coisas que te fazem bem

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O universo da saúde e da beleza vai tentar te convencer que AUTOCUIDADO é COMPRAR: massagem, cremes, cursos, roupas, viagens, cápsulas milagrosas…

Quando buscamos o autoconhecimento descobrimos que a resposta para o nosso cuidado diário é de dentro para fora. Óbvio que podemos somar as atitudes positivas aos produtos e serviços para viver a melhor versão de nós.

Autocuidado é um conjunto de mini hábitos saudáveis que se tornam parte da sua rotina diária. É um ritual de práticas com o objetivo de nutrir seu corpo físico, mental e espiritual. É um carinho diário com você mesma! 

Ao acordar, uma pausa no meio do dia ou à noite antes de dormir é possível incluir alguma atitude que renove as energias, os pensamentos, os sentimentos. Um pequeno gesto que te faça se sentir conectada e presente.

Advertisement

Esse cuidado é individual e intransferível. Só você sabe o que precisa para se reestabelecer, se nutrir e se preencher de coisas que te fazem bem.

Impossível generalizar autocuidado. Como descobrir quais rotinas fazem sentido para a sua vida? Testando, observando, analisando os efeitos das práticas no seu corpo, repetindo a cada dia até se tornar parte de você.  

Fui desenvolvendo ao longo de anos o meu ritual de saúde e bem estar, introduzindo coisas novas, modificando hábitos, experimentando estratégias, adaptando as rotinas com a realidade de cada fase da vida. Esse momento de autocuidado deve te fazer bem, e por isso, precisa ser prazeroso e fácil de encaixar na sua rotina.  

Minha prática matinal atualmente inclui alongamento, higiene bucal com bochecho de óleo de coco, raspagem da língua e escovação dos dentes, exercícios de respiração, meditação, oração e em seguida hidratação com ativos antioxidantes. Evito comer na primeira hora ao acordar e procuro fazer um jejum de pelo menos 12 horas antes da primeira refeição do dia. Durante esse breve momento da manhã consigo me observar, me nutrir de coisas boas e me cuidar antes de todas as demandas que a vida lá fora exige de nós.    

Com conhecimento e autonomia você tem liberdade para fazer as melhores escolhas, sem seguir regras impostas por outras pessoas. Só você sabe como seu corpo funciona. Escute os sinais que ele te dá diariamente. Crie a sua rotina, descubra a melhor versão de si mesma. Te aconselho a ampliar o olhar para a sua saúde de forma mais integrada e conectada. De resto, te desejo paz, amor e alegria de viver! Que 2022 seja de muita saúde e autocuidado para você!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias - Autocuidado: você consome ou pratica?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui