Fernanda Dias: Azeite de oliva. Como escolher um produto de boa qualidade?

As informações importantes para a escolha de um azeite de qualidade estarão descritas na embalagem do produto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O azeite de oliva é um dos produtos que mais sofre com fraudes e adulterações, principalmente o azeite extra virgem,que é um alimento puro e de alta riqueza nutricional.

O processo de produção de um azeite de oliva extra virgem é definido pela qualidade do fruto e pela prensagem à frio das azeitonas, sendo a primeira extração desse óleo rico em compostos fenólicos e outras propriedades nutricionais que caracterizamum produto de excelente qualidade e custo elevado.

As fraudes acontecem adicionando óleos vegetais como soja, milho ou canola que reduzem a acidez do produto. Por isso, a análise sensorial é a melhor forma de atestar a qualidade do azeite.

Qual a diferença entre o azeite extravirgem e o azeite virgem?

Advertisement

Extra virgem: é o tipo de azeite de maior qualidade, produzido a partir de azeitonas em ótimo estado e com acidez menor que 0,8%.

Virgem: é um azeite de qualidade intermediária, que também provem de extração de frutos de qualidade, mas com algum estágio de oxidação e com acidez menor que 2%.

O que analisar na hora da compra?

Os inimigos do azeite são a luz, o ar e altas temperaturas. Esses fatores favorecem a oxidação do produto. Quanto mais ácido e oxidado, menos qualidade o azeite tem. A oxidação ocorre à medida que o azeite vai envelhecendo ou é armazenado de forma incorreta, o que causa a perda de seus atributos mais positivos. Diferentemente do vinho, o azeite fica ruim ao envelhecer.

A embalagem deve ser de vidro e escura para preservar o azeite dos agentes causadores de deterioração. Oarmazenamento precisa ser em local fresco e seco longe da luz e do calor. A data de fabricação é mais importante que a data de validade. Escolha um azeite que data de envase tenha no máximo 6 meses.

Como escolher um bom azeite?

As informações importantes para a escolha de um azeite de qualidade estarão descritas na embalagem do produto.

O extra virgem é o melhor tipo de azeite. Desconfie de produtos com valores muito abaixo do praticado pelo mercado, pois podem ser falsificados.

Escolha o azeite com a data de envase mais recente. Quanto mais novo o produto, maior a preservação dascaracterísticas sensoriais, da qualidade nutricional e garante menor processo de oxidação durante o armazenamento.

Observe o nível de acidez. Os melhores azeites possuem acidez abaixo de 0,5%.

O azeite de oliva extra virgem possui propriedades nutricionais excelentes para a saúde. É a melhor opção de gordura para cozinhar os alimentos. Seu sabor é agradável ao paladar. É fonte de gorduras saudáveis. Só não exagere nas quantidades, porque é muito calórico.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: Azeite de oliva. Como escolher um produto de boa qualidade?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui