Fernanda Dias: Como a chegada da primavera pode impactar sua saúde

Cada estação do ano nos demanda ajustes em nosso estilo de vida que nos ajudam a ter mais saúde e bem estar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A maioria das pessoas não faz nenhum tipo de associação entre as mudanças de estação com algumas alterações apresentadas pelo corpo. Fato é que com a mudança do clima e da temperatura ambiente, nosso organismo responde à esses estímulos externos, pois estamos totalmente conectados com a natureza. Ou pelo menos, deveríamos estar!

Cada estação do ano nos demanda ajustes em nosso estilo de vida que nos ajudam a ter mais saúde e bem estar, evitar doenças e garantir uma mente clara, corpo exuberante e paz de espírito o ano todo.

A primavera é uma estação de transição entre o inverno (estação mais fria do ano) e o verão(estação mais quente do ano). O clima fica mais quente e seco, com isso, aumenta a necessidade de refrescar e revigorar o corpo.

A alimentação é especialmente importante. Quando você come fora de sincronia com a natureza, mesmo se você seguir uma dieta “saudável”, as consequências podem incluir um sistema imunológico comprometido, ganho ou perda de peso prejudicial à saúde, pele e cabelo de baixa qualidade e até mesmo um maior risco de desenvolver doenças.

Advertisement

Alimentação na Primavera


A chegada do clima mais quente diminui nosso desejo por alimentos pesados ??e substanciais, tão essenciais durante os meses de inverno. Seu apetite pode diminuir e você pode sentir vontade de comidas mais leves, como frutas, vegetais frescos e saladas em abundância.

Segundo o Ayurveda, é recomendável favorecer os sabores picantes, amargos e adstringentes e comer alimentos leves e quentes que são relativamente fáceis de digerir.Além de evitar alimentos muito gordurosos.

Diferentemente do inverno, estação em que o corpo tem capacidade de digerir com facilidade alimentos mais pesados e densos para manter a temperatura corporal. Com o calor que acompanha a primavera, nossa digestão tende a se tornar um pouco mais difícil, por isso, vale investir em alimentos de mais fácil digestão, refeições mais leves e fracionadas ao longo do dia.

As frutas e os vegetais são muito bem vindo nessa época do ano, assim como as verduras de sabor mais amargo como a família das crucíferas, como brócolis, couve flor, repolho, couve de bruxelas. 

Grãos integrais, como trigo, cevadae lentilha são ótimas escolhas, assim como as pimentas, para aumentar a capacidade digestiva e facilitar a digestão dos alimentos. Comer alimentos mais leves e menos gordurosos.

Alimentos muito azedos ou muito doces não combinam muito com a primavera. Melhor evitar esses sabores durante esses meses do ano.

Beber água à temperatura ambiente e chás mornos com propriedades refrescantes.

É uma estação de leveza e movimento, aproveite para se exercitar mais durante esse período.

A primavera é uma estação de celebração e convivência social, que vem após um longo período de recolhimento característico do inverno.Aproveite o clima agradável dessa estação.

Desenvolva a presença para perceber essas transições. Aprenda a se preparar e aproveitar cada momento!

Este é um artigo de Opinião e não reflete, necessariamente, a opinião do DIÁRIO DO RIO.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: Como a chegada da primavera pode impactar sua saúde
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui