Fernanda Dias: Como estabelecer uma rotina diária para controlar a ansiedade

Nutricionista dá dicas de como controlar a ansiedade para além dos tempos de pandemia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Site Dialogando

Se o tempo já é apressado normalmente, imagina agora em tempos de pandemia. Nossa rotina se transformou bruscamente, novos hábitos foram adquiridos, outros abandonados ou esquecidos. Num primeiro momento, toda essa confusão gerou muita ansiedade nas pessoas. Até quem nunca sofreu de ansiedade se viu extremamente perturbado com toda essa situação. E como não podemos esperar tudo isso acabar para retomar a “normalidade” de nossas vidas, precisamos organizar uma rotina que gere menos desgaste e estresse, que otimize seu tempo e que te traga serenidade nessa “nova normalidade” dentro de casa. 

A rotina é construída a partir da execução de várias tarefas ao longo do dia, que de forma repetitiva se transforma em um hábito, seja ele bom ou ruim. Estabelecer uma rotina diária saudável é fundamental para a saúde física e mental. 

Afinal, como fazer para colocar isso em prática?

Assim como a natureza tem seus ciclos, o corpo também tem. O ser humano precisa respeitar o ciclo circadiano para viver em equilíbrio. Ele é o nosso relógio biológico que regula todas as funções do nosso corpo ao longo do dia. Isso significa organizar seus horários para as tarefas vitais como acordar, comer, trabalhar, se exercitar, dormir. Manter uma disciplina dessas atividades na maior parte da sua semana vai te trazer mais saúde, além de fazer você se sentir mais produtivo e motivado. 

Advertisement

Inclua na sua dieta alimentos fontes de triptofano e magnésio, nutrientes que ajudam o corpo a relaxar e aumentar o nível de prazer e bem estar. Bons exemplos são: banana, aveia, abacate, cacau, castanhas e sementes. 

Cuidado com o consumo de açúcar e alimentos açucarados (refrigerantes, chás industrializados, achocolatados, biscoitos, bolos, sorvetes, balas). Além de “roubar” nossa energia, o açúcar deixa a mente excitada e dispersa, atrapalha o foco e a concentração, e como consequência, menor produtividade e possivelmente mais ansiedade. 

Bebida alcoólica em excesso piora a qualidade do sono e desregula o ciclo circadiano. Aprecie com moderação. 

Alimentos ricos em cafeína (café, mate, refrigerantes a base de cola e chás como verde e branco) podem potencializar a ansiedade, portanto, reduzir a ingestão ajuda bastante e evitar o uso após às 16:00 para não perturbar seu sono. E para os mais sensíveis à cafeína, interromper o uso após às 14:00.

Segundo especialistas, resolver as tarefas mais importantes logo pela manhã, com a mente mais descansada, te dá mais tranquilidade e gera menos ansiedade no final do dia. E como é gostoso dar check nas tarefas do dia e ficar com aquela sensação de dever cumprido. Não acha? 

E por fim, a prática de mindfulness ou atenção plena tem contribuído bastante para o controle da ansiedade. Essa técnica poderosa te permite estar em contato com você mesmo, seja nas atividades mais triviais da sua rotina ou nas tarefas mais importantes, ajuda a trazer a consciência para o momento presente, e no presente não existe ansiedade, só existe ação! 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: Como estabelecer uma rotina diária para controlar a ansiedade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui