Fernanda Dias: Cúrcuma – essa raiz tem poder

Se existe um alimento que seja bom para quase tudo, esse alimento é a cúrcuma

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A cúrcuma ou açafrão-da-terra, tem como nome científico de Curcuma longa, é uma raiz da família do gengibre extremamente poderosa para a saúde.

De origem asiática, principalmente Índia e Indonésia,  é muito utilizada em tratamentos milenares na Medicina Ayurvédica e na Medicina Tradicional Chinesa. Há alguns anos também vem sendo muito empregada na Medicina Moderna.

Existe uma infinidade de artigos científicos que comprovam seus benefícios para tratar diversas doenças. Possui uma rica composição nutricional em vitaminas, minerais, óleos essenciais, dentre outras substâncias. O princípio ativo mais estudado é o fitoquímico curcumina.

Advertisement

A curcumina, da classe de polifenóis, é riquíssima em antioxidantes, agindo como um protetor contra a ação de radicais livres. Previne o envelhecimento da pele, controla a oleosidade, aumenta o brilho, auxilia no tratamento de acne, psoríase, além de funcionar como um ótimo bactericida e cicatrizante.

Possui uma potente ação anti-inflamatória e analgésica sendo muito usada para o alívio de dores articulares e inchaço, como ocorre nas artrites.

Sua ação antioxidante previne o câncer; ajuda no tratamento do diabetes e da obesidade; na prevenção da doença de Alzheimer; age contra a depressão, possui efeito semelhante ao antidepressivo; é um protetor cardiovascular, pois controla a progressão da aterosclerose evitando a oxidação do colesterol.

No esporte, por exemplo, a cúrcuma pode ser recomendada para combater inflamações e estresse oxidativo, reduzindo dores e danos musculares, melhorando a recuperação e performance de atletas que praticam endurance (exercícios de resistência).

Resumindo, a cúrcuma ou açafrão-da-terra tem propriedades: 

  1. Antioxidante;
  2. Anti-inflamatória;
  3. Efeitos antitumorais;
  4. Antidepressivo;
  5. Cicatrizante;
  6. Auxilia na regulação da glicose e do colesterol;

Suas propriedades sensoriais quente e picante estimulam o paladar e favorecem a digestão. Associada a pimenta do reino, a cúrcuma tem sua absorção potencializada. Por isso, desde sempre a combinação dessas duas especiarias é usada em conjunto há mais de 3000 mil anos.

Curcumina e piperina são os ativos da cúrcuma e da pimenta do reino respectivamente. Esses são os fitoquímicos isolados e concentrados nos suplementos de cúrcuma, que são comercializados em cápsulas. Porém, podemos nos beneficiar dos outros nutrientes fazendo o uso desses alimentos in natura. São acessíveis, baratos e fáceis de se utilizar em muitas preparações culinárias.

Podemos usar a cúrcuma – a raiz ralada ou em pó – crua em shots, sucos, vitaminas; ou aquecida em preparações como sopas, omelete, legumes assados ou ensopados, arroz, tempero de frango ou peixe. As duas versões são bem vindas para a saúde. Quanto mais especiarias forem agregadas, maiores os benefícios desses alimentos que agem em sinergia. Cúrcuma, pimenta do reino, gengibre, cominho, canela, etc.. temos um curry ( famoso tempero indiano).

Para aproveitar toda essa potência nutricional desse alimento maravilhoso que a natureza nos deu, seu consumo deve ser diário. As recomendações para pessoas saudáveis variam entre 5 a 10 gramas ao dia. O que equivale a uma colher de chá, até no máximo 1 colher de sopa rasa usada em diferentes preparações.

A cúrcuma é um alimento rico em oxalato. Sendo portanto, contra indicado o uso cotidiano para pessoas com cálculos renais, principalmente cálculos de oxalato de cálcio. Gestantes ou pessoas com doenças graves não devem ingerir medicamentos os suplementos sem indicação médica.

Se você faz parte do grupo que pode se beneficiar das propriedades poderosas desse alimento, e ainda não está consumindo a cúrcuma na sua dieta, espero te convencer a usar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: Cúrcuma - essa raiz tem poder
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui