Fernanda Dias – Dengue: alimentos que ajudam na recuperação da doença

A ideia é investir em alimentos leves, de fácil digestão e com bastante água na composição nutricional, já que a hidratação é o ponto mais importante para acelerar a recuperação da doença

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A dengue é uma doença viral que ocorre de forma epidêmica em regiões tropicais da África, Ásia e Américas. Ela é provocada pela picada do mosquito transmissor Aedes aegypti causando sintomas de febrealta, dor no corpo, nas articulações e nos olhos, cefaleia intensa, náusea, vômitos, perda de apetite e manifestações cutâneas. 

A dengue é uma doença aguda, sistêmica e em muitos casos assintomática. Um percentual pequeno de casos, a dengue clássica pode evoluir para a dengue hemorrágica causando complicações graves que podem levar ao óbito. 

Atualmente estamos vivendo uma epidemia de dengue e o número de casos vem aumentando consideravelmente nos últimos meses. A melhor forma de prevenção é combater a reprodução do mosquito vetor através de medidas sanitárias, já que não existe vacina para a proteção contra o vírus. 

O tratamento inicial da dengue consiste em medidas gerais não específicas para a melhora dos sintomas, repouso e hidratação. É crucial manter o corpo muito bem hidratado, garantindo uma ingestão de pelo menos 2 a 3 litros de água, e outros líquidos como água de coco, suco de fruta natural, chás, caldos caseiros de carne ou peixe e sopas nutritivas de legumes com especiarias com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes como a cúrcuma. 

Advertisement

Além disso, uma alimentação voltada para o fortalecimento do sistema imunológico, já que o vírus ataca o sistema de defesa do organismo.  

Quais alimentos ajudam na recuperação da doença?

Alimentos antioxidantes, ricos principalmente em vitamina C são fundamentais para acelerar o processo de cura, além de alimentos ricos em ferro e proteínas para a produção de anticorpos e outras células que garantem a restauração do sistema imunológico.

– Frutas como mamão, manga, caqui, melancia, pitaya, laranja e kiwi

– Vegetais como abóbora, beterraba, cenoura, inhame, agrião, couve, espinafre

– Proteínas magras como carnes, peixe, frango, ovos

– Leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico

O uso de chás como camomila, hortelã, carqueja, boldo, capim-cidreira são ricos em compostos ativos aliados para facilitar a digestão e para proteger o fígado que está comprometido com a virose. 

Evite ao máximo o consumo de produtos industrializados, alimentos gordurosos, fast food, refrigerante e bebida alcoólica. 

É comum um quadro de inapetência, portanto, é importante fazer pequenas refeições fracionadas a cada 2 ou 3 horas para manter o corpo nutrido ao longo do dia. 

A ideia é investir em alimentos leves, de fácil digestão e com bastante água na composição nutricional, já que a hidratação é o ponto mais importante para acelerar a recuperação da doença. 

Veja essa receita de um suco nutritivo e poderoso para dengue

Ingredientes:

Inhame cozido – 1 unidade pequena

Água de coco natural – 300ml 

Mamão papaya – ½ unidade 

Pitaya roxa – ½ unidade 

Folhas de hortelã

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Além de lindo e nutritivo, esse suco fica delicioso. Se necessário, acrescente gelo para melhor aceitação do paladar. 

Se você está com dengue aposte nesses alimentos para acelerar sua recuperação!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias - Dengue: alimentos que ajudam na recuperação da doença
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui