Fernanda Dias: Estratégias nutricionais e nutrientes importantes para aumento da performance esportiva

A alimentação de um atleta é a base da sua carreira esportiva. De sucesso ou de fracasso. De resultados extraordinários ou de desistências. Isso é o esporte

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Assistindo aos Jogos Olímpicos de Tóquio e acompanhando a performance dos atletas nas competições, fico muito orgulhosa de ver o que a nutrição adequada pode fazer por eles, até onde esses guerreiros conseguem chegar superando limites físicos e psicológicos através da impecável alimentação que praticam de acordo com cada categoria. 

Cada modalidade esportiva demanda por nutrientes específicos, pois a fisiologia do exercício modula as rotas metabólicas necessárias para gerar energia para o corpo desse atleta. 

Existem muitos aspectos além da dieta que determinam um rendimento esportivo de excelência. Vale ressaltar a importância do descanso através de um sono reparador, acompanhamento psicológico para controle do estresse e da forte pressão sofrida na busca por uma medalha.

Pensando nas estratégias nutricionais, e na oferta de calorias para um corpo que chega a exaustão diária durante o preparo para uma competição de alto nível, é necessário fazer ciclos de estratégias de acordo com cada fase de preparação.

Advertisement

Mudanças de estímulos modulam o metabolismo a responder melhor. O corpo não se desenvolve na zona de conforto. Além das mudança nos treinos, que se tornam cada vez mais intensos quanto mais próximo da competição, a alimentação também precisa ser modulada. É o que chamamos de periodização da dieta em cada fase de treinamento.

Dias com mais calorias, dias com menos calorias, dias com mais carboidratos na dieta, dias com menos carboidratos, dias de treino em jejum, dias de treino em estado alimentado. Fases com alguns suplementos para aumento de rendimento nos treinos. Esses são alguns dos exemplos de estratégias para desafiar o corpo e proporcionar mais resistência física nos atletas. É um trabalho minucioso e extremamente complexo.

O corpo do atleta exige muitos nutrientes para responder bem a essa sobrecarga de treino, gerando energia e força muscular, minimizando os excessos de radicais livres produzidos com o desgaste, evitando riscos de lesões. Além dos macronutrientes, carboidratos, proteínas e gorduras; os micronutrientes, vitaminas e minerais são fundamentais para o aumento de performance esportiva. Além claro, de uma excelente hidratação.

Nutrientes de maior atenção relacionados ao transporte de oxigênio e energia para as células como ferro, cobre, sódio, potássio, magnésio, cálcio.

Nutrientes antioxidantes como vitamina A, vitamina C, vitamina E, selênio.

Nutrientes para o sistema imune como vitamina D, zinco, arginina, ômega 3.

Nutrientes para aumento de força muscular e resistência física como creatina, beta alanina, cafeína.

Nutrientes para síntese proteica e recuperação muscular como vitaminas do complexo B, HMB, BCAA, Whey protein.  

Nutrientes para modulação mitocondrial como coenzima Q10, taurina, ácido alfa lipóico, L-carnitina.

Claro que existem vários outros nutrientes importantes não mencionados aqui. Essa é a riqueza dos alimentos, fornecer tudo isso ao corpo. Em algumas situações durante as fase de periodização da dieta, alguns suplementos entram para dar suporte à dieta.

Impossível em um artigo curto aprofundar na explicação de cada um desses ativos que em sinergia com todo o restante fazem o corpo superar limites inimagináveis. A beleza dos movimentos corporais, a força e a energia empregada para a quebra de um recorde por um milésimo de segundo, a vitória após anos de extrema dedicação e disciplina.

A alimentação de um atleta é a base da sua carreira esportiva. De sucesso ou de fracasso. De resultados extraordinários ou de desistências. Isso é o esporte. A nutrição dá o respaldo para essas conquistas acontecerem. Muito orgulho desses guerreiros que muitas vezes dão até sangue e muito suor para voltar pra casa com uma medalha no peito. Lindo demais!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: Estratégias nutricionais e nutrientes importantes para aumento da performance esportiva
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui