Aprenda como viajar, se divertir e não voltar com uns quilinhos extras na balança.

Verão, férias, viagem, comida, bebida…
Quem aí se identifica com esse clima mais descontraído e relaxado dessa época do ano? Só de pensar, já dá vontade de preparar as malas e viajar, não é mesmo?

Porém, viajar é uma questão complexa quando falamos em saúde. A maioria das pessoas tende a sair de viagem e esquecer completamente da saúde.

É como se no período da viagem, todos os seus hábitos saudáveis, construídos com tanto esforço e dedicação por um longo período, pudessem ser deixados de lado sem nenhum tipo de preocupação. A alimentação se torna livre em todos os sentidos, piora na qualidade, e principalmente, exagerada nas quantidades.

Atividade física, pra que? Vou ficar só 10 dias fora. Escuto muito essa frase.

E aí, quando retornam, as pessoas se deparam com um grande dilema: ganharam peso e não sabem como retomar a rotina saudável. Ficam se sentindo culpadas e entram num ciclo vicioso de uma dieta restritiva para recuperar o peso anterior a viagem.

A saúde não tira férias! Quem tem hábitos saudáveis de verdade, não fica 5, 10 ou 15 dias sem se preocupar com a alimentação e sem se exercitar.

Tenho a solução para esse dilema. São dicas preciosas para você aproveitar suas viagens, sem perder completamente a rotina, e voltar com o mesmo peso. Juro que é possível!

Faça um bom café da manhã. Esta refeição te dará energia por muitas horas. O truque é jogar o almoço pra mais tarde evitando beliscos entre uma refeição e outra.

Alimentos saudáveis para esta refeição: frutas, aveia, granola, tubérculos, pão integral, tapioca, ovo, queijo, iogurte natural, suco de fruta natural, água de coco, café ou chá sem açúcar.

Para o almoço e jantar, peça uma salada de entrada e dispense o couvert.
Se for rolar consumo de bebida alcoólica e/ou sobremesa, compartilhe a refeição principal com alguém.

Coma de tudo, porém pouco! Nesta situação o exagero nas quantidades é mais problemático do que a qualidade ruim dos alimentos escolhidos.

Faça algum tipo de atividade física, pelo menos alguns dias da sua viagem. Caminhada, corrida, pular corda, treino funcional, yoga, são bons exemplos de como é possível mexer o corpo em qualquer ambiente. Qualquer coisa é melhor que nada!

Comida e bebida fazem parte da diversão, porém, existem outras atividades não calóricas bem interessantes para descansar e relaxar a mente, como por exemplo: dançar, ler um livro, jogos, ver filmes e séries.

Faça o seu melhor dentro das circunstâncias apresentadas. Aproveite sua viagem sem culpa!

Formada pelo Centro Universitário Newton Paiva - Belo Horizonte, com Pós graduação em Nutrição Esportiva Funcional pelo VP Centro de Nutrição Funcional - Rio de Janeiro. É Nutricionista do BNDES (Nutrendo), Consultoria Nutricional do Programa de Treinamento online Treinando em casa com o Rafa @personalrafamachado, , Nutricionista do Projeto Social Avante @projetoavante_ e Nutricionista parceira do N Comidas (marmitas saudáveis e balanceadas) @n.comidas_n.comidas

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui