Foto: Go Outiside

Existe uma infinidade de opções no supermercado. São diversas marcas com tantas categorias de produtos que até uma nutricionista fica perdida na hora de escolher. Pode ser integral, desnatado, natural, com mel, com sabor de mil frutas diferentes, líquido, cremoso, grego, zero açúcar, com açúcar, com adoçantes de todos os tipos, light, lacfree, hiperproteico, versão garrafinha, versão potinho, e por aí vai.

O iogurte é produzido naturalmente à partir da fermentação do leite. É fonte de proteína, cálcio e probióticos, sendo considerado um alimento saudável para o organismo e para o intestino pela presença dos lactobacillos. Estou falando do verdadeiro iogurte, aquele azedinho composto por somente 2 ingredientes: leite e fermento lácteo.  

Porém, percebo que esse iogurte clássico é o menos consumido. São pouquíssimas opções realmente saudáveis dentro das infinitas versões disponíveis. A maioria é repleta de outros ingredientes, além de aditivos químicos, conservantes, adoçantes artificiais, corantes, espessantes. Assim, ele perde suas características originais e deixa de ser um produto natural e saudável.

Outro ponto importante é em relação a versão sem lactose, os chamados lacfree. O produto não é isento de lactose, ele é adicionado da enzima lactase, responsável por degradar a lactose, que é o açúcar do leite. Teoricamente o iogurte lacfree é indicado para intolerância à lactose por pessoas que não produzem esta enzima. Mas na prática, vejo muita gente usando a versão sem lactose por achar que é mais saudável. Vocês está enganado!

Primeiramente, não aconselho o uso regular de leite e/ou derivados para pessoas sensíveis a esse alimento, seja por intolerância ou por alergia à proteína do leite, a caseína. A alergia é uma reação imunológica e desencadeia sintomas respiratórios como rinite, problemas de pele, produção excessiva de muco. A intolerância é relacionada à problemas digestivos e desencadeia sintomas gastrointestinais como gases, diarreia, distensão abdominal. Portanto, se você for intolerante, use eventualmente a versão lacfree. Se não, use a versão tradicional. Se você for alérgico, evite o consumo regular de lácteos na sua dieta, independente da versão tradicional ou sem lactose.

Como escolher um produto de qualidade?

Quanto menor a lista de ingredientes melhor. Opte pela versão integral ou desnatada, sem adição de açúcares ou adoçantes. O iogurte é um alimento naturalmente azedo. Uma dica para evitar as versões já adoçadas e ser mais palatável: acrescente um fio de mel; frutas doces como manga, mamão, banana, uva; geleia de fruta sem açúcar ou granola para quebrar um pouco esse sabor.

Tanto a versão integral quanto a opção desnatada são saudáveis. A diferença é que o iogurte integral é mais calórico e dá mais saciedade. O desnatado é menos calórico e mais leve para a digestão pela ausência de gordura. A escolha depende do seu objetivo e da combinação com outros alimentos que compõe sua dieta.

Existem opções legais com maior teor de proteína. São mais nutritivos e interessantes para as dietas de emagrecimento, pois ajudam a aumentar o aporte nutricional durante esse processo. Dica: você pode fazer sua versão hiperproteica em casa usando um iogurte tradicional natural acrescentando uma dose extra de proteína como o Whey protein ou colágeno hidrolisado por um custo bem mais barato. 

Perceba se você tem alguma intolerância ou alergia aos lácteos. Se sim, evite o consumo. Mesmo a versão lacfree.

Iogurte não é tudo igual. Nem todos os produtos daquela marca que você confia são realmente saudáveis. Fique atento e leia a lista de ingredientes. Só assim você vai conseguir escolher um iogurte de boa qualidade.

Formada pelo Centro Universitário Newton Paiva - Belo Horizonte, com Pós graduação em Nutrição Esportiva Funcional pelo VP Centro de Nutrição Funcional - Rio de Janeiro. É Nutricionista do BNDES (Nutrendo), Consultoria Nutricional do Programa de Treinamento online Treinando em casa com o Rafa @personalrafamachado, , Nutricionista do Projeto Social Avante @projetoavante_ e Nutricionista parceira do N Comidas (marmitas saudáveis e balanceadas) @n.comidas_n.comidas

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui