Fernanda Dias: Muita fome no período noturno? Entenda os gatilhos que podem te fazer comer mais à noite

Os seres humanos foram programados para se alimentar mais durante o dia e menos durante a noite. Respeitar essa dinâmica metabólica é sinal de saúde

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Existem algumas razões que explicam a fome excessiva no período noturno. Muitas vezes é um hábito que você já desenvolveu, e sem perceber acaba deixando as calorias do dia concentradas nesse horário. Porém, esse padrão inconsciente pode prejudicar sua saúde a longo prazo.

Essa rotina alterada do pico de fome à noite pode desequilibrar todo o seu organismo, alterar a produção de hormônios, desregular o ciclo circadiano, piorar a qualidade do sono e por aí vai.

Os seres humanos foram programados para se alimentar mais durante o dia e menos durante a noite. Temos mais potência digestiva no meio do dia, gastamos mais energia durante o dia. A menos que você trabalhe em período noturno e passe a noite acordado. Respeitar essa dinâmica metabólica é sinal de saúde.

Existem diversas causas que podem gerar essa fome exagerada no período noturno, como por exemplo, deficiências nutricionais, desequilíbrio hormonal, estresse emocional, alterações no sono, exercício físico extenuante, dentre outras possibilidades. 

Advertisement

Alguns gatilhos mais básicos podem te levar a comer em maior quantidade à noite. Perceber quais são eles e se propor a fazer mudanças desses hábitos é o melhor caminho para sua saúde prosperar com pequenas atitudes em sua rotina diária.

1. Comer muito pouco durante o dia

Restrição calórica severa pela manhã pode gerar um acúmulo do apetite à noite. O corpo precisa de nutrientes para a produção de energia e funções metabólicas. Em algum momento essas calorias serão requisitadas para repor osestoquesque foram gasto ao longo do dia. A melhor estratégia é ofertar nutrientes em alguns momentos do dia, isto é, fazer 3 ou 4 refeições completas e nãoconcentrar tudo de uma vez à noite. Estabeleça horários para se alimentar e fracione sua dieta.

2. Beber pouca água

Garantir uma hidratação adequada equilibra a ingestão alimentar. É muito comum confundir fome com sede, já que a região cerebral que comanda o centro da fome e o centro da sede é muito próxima. Portanto, beber bastante água ao longo do dia, modera seu apetite e previne que a fome se acumule para o horário noturno. Beber em média 200ml de água por hora vai te deixar hidratado e com o apetite controlado.

3. Baixo consumo de fibras na dieta

Uma alimentação pobre em frutas, verduras e legumes pode aumentar a fome, já que esses alimentos são fontes de muitas vitaminas, minerais e fibras que nutrem o corpo e dão saciedade prolongada. O ideal é comer vegetais variados no almoço e no jantar. E garantir um consumo de pelo menos 2 porções de frutas diariamente. 

4. Proteína em quantidades insuficientes

Assim como os alimentos ricos em fibras, ingerir uma quantidade satisfatória de proteína vai garantir mais saciedade e controle da fome, já que a proteína possui uma digestibilidade mais lenta. Pessoas que adotam um estilo alimentar vegetariano ouvegano precisam ficar atentos aoconsumo de proteínas para que a dieta não se torne desbalanceada, pobre em nutrientes e rica em carboidratos que geram aumento de apetite e fome excessiva.

5. Comida com forma de recompensa

É relativamente comum as pessoas comerem mais no jantar em dias estressantes de trabalho, ou alguma preocupação pontual que te deixou emocionalmente abalado. De vez em quando, comer para relaxar e se distrair, ok! O problema é quando a comida se torna a única fonte de prazer e relaxamento. Se isso acontecer, provavelmente o seu jantar será um desastre. Faça uma lista de coisas que você gosta de fazer sem ser comer. Procure extravasar suas emoções com atitudes positivas, como ler um livro, assistir um filme, ouvir uma música, dançar, praticar atividade física, ligar para alguém e conversar, etc..

Não use sempre a comida como válvula de escape.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: Muita fome no período noturno? Entenda os gatilhos que podem te fazer comer mais à noite
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Se fala de alimentação equilibrada, com maior consumo durant o dia e menor à noite, sempre com porções se frutas, presença sempre de folhas, verduras e legumes… Mas pouco se fala de quais frutas, quais folhas, quais, verduras e legumes mais recomendados para o dia e a noite.
    A única coisa que sei é que carnes vermelhas e molho carregado não é bom à noite, especialmente quem sofre do estômago.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui