Balanced food background, organic food for healthy nutrition. Top view, flat lay, copy space.

Para entender como aumentar a fertilidade, é preciso ter clareza de que a fertilidade é definida como a aptidão de se reproduzir, ou seja, a capacidade natural de um indivíduo de produzir uma gravidez através do método natural. Ela depende de uma série de fatores que envolvem não apenas questões físicas dos aparelhos reprodutores masculinos e femininos, mas também aspectos psicológicos, estilo e a qualidade de vida dos indivíduos.

Nesse sentido, a fertilidade é também muito influenciada pelos hábitos alimentares e escolhas nutricionais de homens e mulheres.  Desta forma alguns ajustes na alimentação e no estilo de viver o dia a dia de cada um podem contribuir para aumentar a fertilidade. 

A alimentação pode afetar a fertilidade muito mais do que imaginamos. Para aumentar a fertilidade e melhorar as chances de engravidar, procure comer alimentos que ajudem no bom funcionamento dos hormônios sexuais, na maturação dos óvulos e na qualidade dos espermatozóides. 

É necessário priorizar o consumo de alimentos com potencial antioxidante, anti inflamatório, ricos em vitaminas e minerais, como vitamina A, vitamina E, vitamina C e complexo B, zinco, ferro, selênio e ômega 3 são indicados para o casal. Além de manter uma boa hidratação para manter uma atividade metabólica adequada. 

Por outro lado, é importante evitar frituras, embutidos e alguns peixes como salmão e atum, que podem conter metais pesados e atuarem como disruptores endócrinos, interferindo no funcionamento de hormônios. Poluentes ambientais como pesticidas e agrotóxicos, também podem comprometer uma possível gravidez. 

Beba pouco café. A cafeína em excesso pode reduzir a fertilidade. O ideal é manter uma ingestão moderada de cafeína cerca de 200 miligramas ao dia, o que corresponde a duas xícaras de café. 

O estilo de vida também influencia diretamente a capacidade reprodutiva de homens e mulheres. Questões como sedentarismo, estresse, sono ruim, sobrepeso ou obesidade, fumo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas podem ser responsáveis por um real declínio da fertilidade. 

Os alimentos mais importantes para a fertilidade são:

Frutas com alto teor de vitamina C, como limão, laranja, caju, acerola, morango, goiaba, kiwi, abacaxi, tangerina, manga. 

A vitamina C favorece a absorção do ferro, nutriente importante para prevenir anemia, para a imunidade e o crescimento do feto. 

O ferro é encontrado especialmente nas carnes, leguminosas e vegetais folhosos verdes escuros. 

Estes alimentos acima citados, também são ricos em ácido fólico/folato, que é responsável pela regulação do ciclo ovulatório, participa da formação do embrião, previne aborto recorrente, participar da divisão e crescimento celular e impede defeitos no tubo neural. 

Já o zinco, é importante para produção de hormônios sexuais e para garantir a qualidade dos espermatozóides. Além disso, a deficiência de zinco, dificulta a absorção de folato. Suas melhores fontes são carnes, ostras, nozes, castanhas, aveia e semente de abóbora. 

Alimentos como sardinha, bacalhau, carnes, ovos, laticínios, são fontes de vitamina B12, importante para a formação do DNA. 

Outros nutrientes essenciais para aumentar a fertilidade, estimular a produção dos hormônios sexuais e o desenvolvimento dos óvulos e espermatozóide , são a vitamina A, Vitamina E e selênio. 

Invista em alimentos como cenoura, mamão, abóbora, sementes, azeite de oliva, peixes, abacate, batata doce, castanha do Pará e cereais integrais. 

Resumindo, uma alimentação saudável e nutritiva é responsável não só por garantir uma saúde plena, mas também para a geração de uma nova vida!



Toda manhã o resumo do Rio de Janeiro

Fernanda Mendonça Dias

Formada pelo Centro Universitário Newton Paiva - Belo Horizonte, com Pós graduação em Nutrição Esportiva Funcional pelo VP Centro de Nutrição Funcional - Rio de Janeiro. É Nutricionista do BNDES (Nutrendo), Consultoria Nutricional do Programa de Treinamento online Treinando em casa com o Rafa @personalrafamachado, , Nutricionista do Projeto Social Avante @projetoavante_ e Nutricionista parceira do N Comidas (marmitas saudáveis e balanceadas) @n.comidas_n.comidas

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui