Fernanda Dias: Quais as melhores escolhas alimentares nas festas de fim de ano

O que te faz engordar não é o que você faz entre o Natal e o Revéillon, e sim, o que você faz entre o Réveillon e o Natal

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ceia de Natal/ Foto: Reprodução Internet

Existe uma preocupação exagerada de como se comportar nas festas de fim de ano. O que devo comer? Quanto posso comer? Qual a melhor bebida alcoólica pra tomar? O que fazer no dia seguinte? Será que vou engordar?

Essas são algumas das perguntas recorrentes que recebo, principalmente de quem está numa dieta de restrição calórica, e não quer sair da linha nas festas de fim de ano. 

Pensando racionalmente, é muito difícil engordar em uma semana, sendo 2 dias de comemoração oficial, Natal e Réveillon. O peso pode subir sim, porque comemos além da conta, e na maioria dos casos, o consumo de bebida alcoólica está presente nos dias das festas. Isso causa nada mais do que retenção hídrica, por isso o peso aumenta. 

O que te faz engordar não é o que você faz entre o Natal e o Revéillon, e sim, o que você faz entre o Réveillon e o Natal. Portanto, se ao longo do ano todo sua alimentação for saudável e nutritiva, não há razões para tanta neura do que se deve comer nessas ocasiões. 

Advertisement

Mesmo diante dessas explicações, ainda assim, existem algumas dicas que posso compartilhar para te ajudar a não exagerar demais e se sentir mal com essa atitude. 

Siga sua rotina alimentar e de exercício até o dia do evento. 

Pense em um cardápio que também tenha opções saudáveis, como por exemplo, saladas de entrada ou legumes para acompanhar o prato principal. Petiscos como castanhas, sementes, frutas e queijos são bem vindos. 

Evite beliscar a noite toda, faça um prato e coma o suficiente para ficar satisfeito. 

Se a bebida alcoólica vai fazer parte da comemoração, procure se hidratar ao longo da noite intercalando com água. 

Modere na sobremesa, principalmente se você gosta de tomar uns bons drinks. 

Pra quem não curte bebida alcoólica, cuidado com o exagero de bebidas como sucos de caixa e refrigerante, que são muito calóricos e cheios de açúcar. Boa dica é investir em águas aromatizadas com frutas, ervas frescas e especiarias, ou drinks não alcoólicos preparados com Kombucha ou água com gás. 

No dia seguinte, reduza as quantidades de alimentos de todas as refeições e procure se exercitar para movimentar o corpo e facilitar a eliminação dos excessos. 

Tome bastante água ao longo do dia. 

Volte pra sua rotina alimentar e vida que segue! 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: Quais as melhores escolhas alimentares nas festas de fim de ano
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui