Fernanda Dias: Rotinas de sucesso. Veja as melhores estratégias para aumentar a produtividade

'Compartilho aqui de forma bem prática e objetiva, as rotinas diárias e hábitos alimentares que no meu entendimento de saúde são as melhores estratégias para aumentar a tão necessária produtividade'

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Produtividade é sempre um tema de interesse coletivo, principalmente no mundo capitalista em que vivemos onde tempo é dinheiro. E produtividade é fazer mais coisas e ser cada vez mais eficiente num menor tempo possível.

Falo sim sobre produtividade no trabalho, mas também quero abordar a produtividade como um todo, englobando o nível de energia e vitalidade para a sua vida cotidiana, em casa com a família, nas funções básicas do dia a dia. Nem só de trabalho se preenche as 24 horas do dia, não é mesmo?

Pensando nesse sentido, compartilho aqui de forma bem prática e objetiva, as rotinas diárias e hábitos alimentares que no meu entendimento de saúde são as melhores estratégias para aumentar a tão necessária produtividade.

A primeira coisa que me vem a cabeça quando falo em otimizar o raciocínio lógico, manter o corpo alerta num estado potente de energia, a digestão é a chave desse processo. O corpo e a mente só funcionam de forma adequada as custas de nutrientes, que são fornecidos através de uma alimentação saudável. Porém, os nutrientes cumpremsuasfunções se chegarem até o seu destino final, isto é, as células – depois de serem digeridos e absorvidos pelo seu trato digestivo.

Advertisement

Alimentos leves potencializam a digestão; vegetais de todos os tipos, ovos, peixes, frutas, cereais integrais, são bons exemplos. Alimentos pesados dificultam a digestão; frituras, carnes gordurosas, alimentos processados.

Mastigação eficiente, isto é, engolir a comida somente depois do alimento ser totalmente triturado pelos dentes. Não sobrecarregue seu estômago, faça a parte voluntária que lhe cabe do processo digestivo, pois o restante será totalmente involuntário, ou seja, sem o seu controle.

Comer enquanto trabalha, digitando a cada garfada ou falando com alguém, é um erro muito comum no meio corporativo que pode minar sua produtividade após o almoço. O corpo precisa de uma pausa, esse respiro é fundamental para você voltar com foco total no período da tarde. E vamos combinar que é a parte mais longa do dia, se você não estiver se sentindo bem, ferrou! Tire um tempo de almoço e coma com calma. Você pode achar que está perdendo tempo, o que é um grande engano.

Em momentos de estresse é melhor nem comer. Espere a poeira baixar, voltar ao seu estado de equilíbrio e tranquilidade, para aí sim fazer uma refeição. A comida é processada de uma forma totalmente diferente dependendo do seu estado emocional. Comece a reparar nisso!

Cacau, banana, aveia, grãos integrais, abacate, semente de abóbora são ricos em magnésio, ajudam a reduzir o estresse do dia a dia, aumentando seus níveis de energia e vitalidade. Inclua esse alimentos na sua dieta.

Alimentos ricos em cafeína, como café, chá verde e chá mate, podem aumentar o foco. Mas em excesso, podem gerar ansiedade, agitação mental e falta de concentração. Encontre um equilíbrio na dose. Em geral, 2 xícaras ao dia são suficientes para ter os efeitos positivos dessas bebidas sem passar do ponto.

Açúcar, farinhas refinadas, alimentos processados e produtos industrializados são os maiores sequestradores de energia do nosso corpo. Avalie suas escolhas se quiser manter seu metabolismo a todo vapor.

Exercício físico renova seus estoques de energia, dá ânimo, alegria e faz seu corpo todo despertar. Pode até dar preguiça para começar, mas a sensação após um treino é a melhor que existe.  Detalhe importante, beba água!Não só para repor as perdas através do suor, tome bastante água ao longo do dia.

E por último, ter uma boa noite de sono para se reciclar, regenerar todos os seus tecidos e te preparar para mais um dia que irá começar.

Acorde cedo e agradeça pelo seu novo dia. Sua vida vai se transformar!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: Rotinas de sucesso. Veja as melhores estratégias para aumentar a produtividade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui