Fernanda Dias: Saiba como preservar a massa muscular com o envelhecimento

Todos nós vamos envelhecer! Mas uma coisa é certa: podemos decidir envelhecer melhor ou pior dependendo das nossas escolhas diárias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Não é novidade pra ninguém que com o passar do tempo, em geral após os 30 anos, sofremos uma perda progressiva de massa muscular. Esse é o processo natural de envelhecimento do ser humano. As principais causas dessa mudança na composição corporal são alterações hormonais, maior degradação de tecidos do que síntese, já que não temos mais o objetivo de crescimento, um sono muitas vezes de pior qualidade, mais estresse no dia a dia, exposição solar excessiva ao longo da vida, dentre outros fatores.

E as mulheres, pela própria fisiologia feminina, sofrem mais com essa questão. Daí vem a pergunta que não quer calar: como fazer para reverter ou minimizar esses efeitos?

Não existe uma fórmula milagrosa, pelo menos até o momento, que tenha a capacidade de reverter esse processo. Todos nós vamos envelhecer! Mas uma coisa é certa: podemos decidir envelhecer melhor ou pior dependendo das nossas escolhas diárias. 

Envelhecer bem não quer dizer se manter jovem eternamente, com energia bombando, com os músculos definidos, uma pele firme sem manchas ou rugas. Nada disso. A ideia é estar no seu melhor dentro das possibilidades de acordo com cada faixa etária. Escolher como quer viver, você está escolhendo como vai envelhecer.

Advertisement

Portanto, existe um conjunto de atitudes que ajudam a prevenir o envelhecimento sim, te manter na sua melhor versão.

A primeira e mais importante é a alimentação. A matéria prima para a construção muscular vem dos nutrientes dos alimentos que ingerimos. Com uma dieta rica em proteína, seja de fonte vegetal ou animal, vegetais, frutas, água, boas fontes de carboidratos e gorduras saudáveis temos a base para a construção de um corpo saudável.

Exercício físico, é fundamental em qualquer fase da vida, mas a medida que ficamos mais velhos, temos que evitar ao máximo perder músculo. Mexer o corpo, fazer exercício com sobrecarga para estimular o tônus. Só não vale ficar parado. Se você ainda é sedentário, comece hoje a se movimentar.   

Dormir bem é o terceiro ponto de observação. Durante a noite o corpo faz uma faxina geral, regenera os tecidos musculares, produz hormônios que mantem a vitalidade física e mental.

E por falar em mental, a mente também ajuda a preservar a massa muscular. O estresse provoca catabolismo proteico, isso é, produz hormônios que aceleram o envelhecimento. Envelhecer bem passa por uma rotina com menos estresse.

Tudo na vida é uma questão de escolha e você tem a liberdade de escolher a maneira como quer chegar aos 70, 80, 90…  Te desejo consciência para envelhecer com saúde e na sua melhor versão!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: Saiba como preservar a massa muscular com o envelhecimento
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui