Fernanda Dias: Suplementos de proteína em pó. Você sabe a diferença entre os tipos?

Os suplementos de proteína em pó são produtos coringas quando pensamos em equilibrar os nutrientes da nossa dieta com praticidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Whey protein scoupe. Sports nutrition.

Nossa a vida cotidiana tem sido cada dia mais corrida e nem sempre conseguimos introduzir uma quantidade suficiente de proteína na forma de comida ao longo do dia. Os suplementos de proteína em pó são produtos coringas quando pensamos em equilibrar os nutrientes da nossa dieta com praticidade.

As opções disponíveis de lanches industrializados são práticos, porém a maioria deles é lotado de carboidratos refinados, açúcar, gordura e praticamente nada de proteína e fibras. Ou seja, essa refeição fica desbalanceada, pouco nutritiva e não te alimenta quase nada. Passa pouco tempo, já bate aquela fome de novo.     

É importante reforçar que comer comida de verdade é sempre melhor para a saúde. Os suplementos de proteína, apesar de serem boas alternativas, são produtos industrializados que funcionam como um SOS podendo salvar uma refeição quando não temos à mão os alimentos in natura.

O consumo desse tipo de produto não necessariamente precisa estar atrelado ao exercício físico, já que a proteína é um macronutriente essencial para o funcionamento do organismo, em maior ou menor proporção dependendo da individualidade, em pessoas ativas fisicamente ou sedentárias.

Advertisement

Claro que praticantes de atividade física podem se beneficiar mais com os efeitos positivos em melhorar a recuperação muscular e favorecer a hipertrofia. Porém, os suplementos de proteína em pó tem como objetivo suprir a fonte de proteína da dieta em substituição aos alimentos proteicos quando for necessário.  

Os tipos de proteína mais comuns são:

1. Whey protein é a proteína do soro do leite de vaca. Ele pode ser encontrado nas versões concentrada, isolada e hidrolisada.

Whey protein concentrado: possui entre 70 e 80% de proteínas. Passa apenas por uma filtragem, o que retém parte da lactose e de gordura. A velocidade de absorção é mais lenta dentre os 3 tipos. Ideal para dietas de emagrecimento, já que promove saciedade por mais tempo.

Whey protein isolado: possui cerca de 90% de proteínas. Sua técnica de filtragem concentra mais a proteína do soro do leite e tem uma velocidade mais rápida de absorção. Praticamente não contém lactose e gordura. Ideal para praticantes de atividade física que necessitam de uma absorção mais rápida do produto.

Whey protein hidrolisado: além da pureza similar ao Whey isolado, a produção é mais complexa, e por isso, também é o mais caro. Essa técnica oferece as moléculas pré digeridas para serem absorvidas ainda mais rápido pelo corpo. Não contém lactose. Ideal para idosos ou para pessoas com a função digestiva comprometida. 

Todos os tipos de Whey protein são bons, cada um com suas particularidades. A diferença entre os tipos está na pureza da proteína, na concentração de lactose e gordura, e na velocidade de absorção pelo organismo. Quanto mais hidrolisada, ou seja, mais degradada essa molécula de proteína, mais fácil e rápido será absorvida pelo organismo. Por isso, é importante avaliar a necessidade para escolher o melhor produto.

2. Beef protein é a proteína isolada da carne bovina.  É uma excelente opção para pessoas com alergia ou intolerância aos componentes do Whey protein, principalmente a caseína. 

3. Veggie protein é a proteína em pó de origem vegetal. Na maioria das vezes proveniente de ervilha, arroz e sementes como de abóbora e chia, ou até mesmo um blend desses vegetais. Ótima alternativa para aumentar o aporte nutricional de veganos e vegetarianos. 

4. Albumina é a proteína da clara do ovo que passa pelo processo de desidratação e pasteurização. Apesar de ser mais acessível que os suplementos de Whey, beef e veggie protein, ela não agrada muito pelo seu peculiar sabor de ovo. E também pelo seu famoso efeito colateral de desconforto gastrointestinal, como enjoo, distensão abdominal e flatulências.

5. Collagen protein é um produto mais novo no mercado. Proveniente da cartilagem de animais, tem a função de estimular a produção endógena de colágeno com objetivo de contribuir para a saúde da pele, cabelos, unhas, articulações e mucosa digestiva.

Existem infinitas opções e tipos de suplementos de proteína à venda atualmente. Procure investir em marcas renomadas no mercado, que se preocupam com a qualidade da matéria prima. Os melhores produtos possuem poucos aditivos alimentares e tem adição de adoçantes naturais, como Stévia, Taumatina e Maltitol. Existem versões neutras sem sabor e sem adoçantes.

Desconfie de produtos com o preço muito inferior ao padrão de mercado. Um bom suplemento de proteína não é barato. A dica é sempre ler o rótulo!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: Suplementos de proteína em pó. Você sabe a diferença entre os tipos?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui