Fernanda Mendonça Dias: Dia Internacional da Mulher – ela tem o poder!

Dedico o artigo dessa semana ao Dia Internacional da Mulher. Considerada o sexo frágil, será?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Andrea Piacquadio no Pexels

Mulheres sofrem mudanças em muitas fases da vida. Menarca, gestações, climatério, menopausa. Definitivamente somos como a música do Charlie Brown – Mulher de fases.

Mulheres sofrem pressões estéticas. Precisa ser magra, bela, eternamente jovem e sem rugas.

Mulheres sofrem pressões sociais. Precisa dar conta da casa, dos filhos, do marido, do trabalho, etc..

Mulheres sofrem pressões psicológicas e emocionais. Precisa se comportar, se vestir, agir conforme alguma exigência externa. 

Advertisement

Como conviver com todas essas questões? Tarefa desafiadora quando penso pelos meus princípios de vida, que o objetivo é ser saudável, feliz, livre para ser quem eu sou, realizada afetivamente e profissionalmente.  

Existem muitos padrões impostos pela sociedade sendo quebrados e outros ainda a serem conquistados por nós. Não será na marra, e sim na garra e na resiliência. Atributos que nos representam muito bem, diga-se de passagem! 

Temos menos testosterona, menos massa muscular, mais gordurinhas, mais celulite, mais sensibilidade, mais afetividade, mais inteligência emocional. 

O mundo não existe sem a nossa força geradora da vida. Não busque a igualdade de gêneros. Queira aumentar essa potência, essa doçura e essa feminilidade que são exclusividade nossa. Mulher é guerreira, se vira nos trinta, faz jornada dupla ou tripla para dar conta de todos os papéis que decide assumir para si. 

Na minha humilde percepção sobre tudo que vivemos, minhas recomendações para você mulher, não só nesta data especial, mas todos os dias de sua vida:

Se cuide. Pratique o autocuidado diário. Você merece um momento só seu.  

Se priorize. Não existe ninguém mais importante na sua vida que você. Pensar primeiro nas suas necessidades não é egoísmo.  

Se valorize. Não deixe que os outros definam o seu valor. Você vale muito e merece o melhor que a vida possa te proporcionar. 

Se aceite. Você é única com o seu corpo e suas imperfeições. Busque a sua melhor versão sem desejar ser outra pessoa. A beleza está na diversidade. 

Se adapte. Acolha com carinho e sabedoria todas as mudanças que a vida te oferecer, sejam elas físicas, fisiológicas ou emocionais.  

Se respeite. Imponha seus limites e seus contornos. Pague o preço para ser respeitada por maior que seja o desconforto. 

Se preencha. O amor que buscamos e doamos vem primeiro de dentro de si. 

Se conheça. Descubra seus verdadeiros anseios de vida, prazeres e objetivos. Nunca se afaste deles. Pare para ouvir sua intuição, ela nunca falha.

Afinal, sexo frágil? Feliz Dia Internacional da Mulher! 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Mendonça Dias: Dia Internacional da Mulher – ela tem o poder!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui