Fernando Ferry, agora ex-secretário estadual de Saúde do RJ - Foto: Reprodução/TV Globo

Nesta segunda-feira (22/06), exatos 35 dias após sua posse na pasta, o secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Fernando Ferry, pediu demissão do cargo. Por meio de um vídeo, ele divulgou sua decisão, agradeceu ao governador Wilson Witzel pela oportunidade e pediu desculpas à população fluminense.

”Hoje estou pedindo exoneração do meu cargo de secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Queria dizer que eu tentei. Eu agradeço ao governador por ter me dado esta oportunidade de tentar resolver estes graves problemas que estamos vendo na saúde. Eu só queria dizer mais uma coisa: peço desculpas à população. Mas a única coisa que eu tenho a falar: eu tentei. Obrigado e espero que vocês me desculpem”, disse Ferry.

Junto com Fernando Ferry, a equipe que atuava com o agora ex-secretário também deve deixar a pasta. De acordo com pessoas próximas a ele, a demissão é motivada, entre outras coisas, pela pressão que o mesmo vinha sofrendo para seguir cumprindo com contratos mesmo em meio a diversos problemas.

Vale lembrar que Witzel está passando por um processo de impeachment justamente por conta de supostas irregularidades surgidas durante a pandemia, como superfaturamento na construção de hospitais de campanha – que ainda nem estão prontos – e na compra de equipamentos hospitalares, como respiradores. Essa investigação, inclusive, resultou, no dia 17/05, na exoneração de Edmar Santos da Secretaria de Estado de Saúde do RJ – Fernando Ferry foi seu substituto.

Apesar da repentina saída de Ferry, o Governo do RJ agiu rápido e já confirmou um novo nome para a Secretaria Estadual de Saúde. Trata-se de Alex da Silva Bousquet, de 43 anos. Coronel do Corpo de Bombeiros, ele é médico do Grupamento de Socorro de Emergência e atuou no Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Iaserj).



Siga nossas redes e assine nossa newsletter, de graça

Jornalismo sério, voltado ao Rio de Janeiro. Com sua redação e colunistas, o DIÁRIO DO RIO trabalha para sempre levar o melhor conteúdo para os leitores do site, espectadores dos nossos programas audiovisuais e ouvintes dos nossos podcasts. O jornal 100% carioca faz a diferença.

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui