Fernando Veloso, vice de Luiz Lima, quer Guarda Municipal armada e treinada pelo Bope

Fernando Veloso, vice de Luiz Lima, quer Guarda Municipal armada e treinada pelo Bope

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O candidato a vice-prefeito pela coligação “O Rio tem opção” (PSL-PSD), delegado Fernando Veloso, defende uma atuação mais efetiva da Guarda Municipal na área de segurança pública, conforme está no plano de governo apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em live promovida pelo projeto Sociedade Mais Segura, no Facebook, o ex-chefe da Polícia Civil reiterou a importância da implantação de setores armados na corporação e revelou o desejo de ver o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) responsável pelo treinamento dos agentes.

“A gente pretende começar com o que estou chamando de ‘Bope da Guarda’, que são os caras que estão preparados para qualquer coisa. Pretendo que os guardas sejam treinados no Bope, que façam lá as 630 horas de treinamento. A gente vai ter esse cara dentro da Guarda Municipal armado e preparado para qualquer tipo de ocorrência. Com o tempo a gente vai escolher uma área e vamos armar a Guarda daquela área, a partir do acompanhamento dos indicadores”, explicou Veloso, que compõe a chapa com o deputado federal Luiz Lima.

Na opinião do delegado, as propostas vão trazer grandes benefícios para a população. “Temos vigilantes armados, temos segurança patrimoniais armados, e ninguém discute isso. Aí quando a gente começa a falar em Guarda Municipal armada, algumas pessoas criam polêmica. Mas a gente não precisa ter medo, ninguém precisa ter medo. Ter uma Guarda Municipal armada é inevitável, ainda mais em uma cidade tão grande com o Rio.”

Com quase 30 anos de dedicação à Polícia Civil, além de ter uma grande experiência como gestor e empreendedor, Fernando Veloso avalia que o novo prefeito terá a missão de mudar o perfil dos sete mil agentes da Guarda Municipal.

Advertisement

“Quero uma polícia municipal. Quero uma Guarda em outro patamar, onde o guarda seja respeitado como um agente público de segurança. Quero o núcleo de comando da Guarda fazendo parte do sistema de inteligência da cidade. Porque, hoje, quem está sabendo o que está acontecendo na rua é o guarda municipal. A gente não pode mais botar o guarda para ficar correndo atrás de camelô, para pegar bala Juquinha. O guarda tem inteligência para fazer diferente. A Guarda tem que ter um núcleo de inteligência e fazer parte do sistema de inteligência. Eu vou brigar por isso”, completou.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernando Veloso, vice de Luiz Lima, quer Guarda Municipal armada e treinada pelo Bope
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Que ideia pessima. Tacanha! Guarda Municipal armada, mais violencia nas ruas, alem de ser inconstitucional. Nao admira ele ter se juntado ao pessoal do bolsonaro. Dr. Fernando, uma pena! Tinha outro conceito de sua pessoa

  2. É vergonhoso um delegado com conhecimento de causa sugerir que a guarda municipal tem que estar armada! Desde quando mais armamento é sinal de menos violência? Se o vice tem esse pensamento, imagina o que dirá o Luiz Lima! Tô fora!!!!

  3. Que vergonha sinto alheia (!!)
    Ex-delegado poderia ter mais responsabilidade pelo que fala.
    Fazer da guarda uma espécie de Polícia é inconstitucional.
    O capítulo da Constituição que trata das forças de Segurança Pública não relaciona a Guarda como integrante. Estão forçando a barra.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui