Festa de aniversário da cidade de Itaboraí vira palco para ataques de intolerância religiosa

Pastor Felippe Valadão prometeu converter os dirigentes dos centros espiritas da região; relator da CPI da Intolerância Religiosa, na Alerj, aciona Ministério Público contra pastor e prefeito de Itaboraí por incitar ódio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Prefeitura de Itaboraí/Divulgação

Na última quinta-feira, (19/05), em comemoração ao aniversário de 189 anos da cidade de Itaboraí, o palco virou um palanque para ataques contra religiões fora do Cristianismo. O pastor Felippe Valadão, da Igreja Lagoinha, ameaçou acabar com os terreiros de Umbanda do município e “converter” os dirigentes dos centros espíritas da região.

“De ontem para hoje tinha quatro despachos aqui na frente do palco. Avisa aí para esses endemoniados de Itaboraí: o tempo da bagunça espiritual acabou, meu filho. A igreja está na rua!!! A igreja está de pé!!!”, gritou o pastor. 

O prefeito Marcelo Delaroli (PL) estava no palco, acompanhado de outras autoridades locais.

O relator da CPI da Intolerância Religiosa, na Assembleia Legislativa do Rio, Átila Nunes (PSD) vai acionar o Ministério Público para que investigue o uso de dinheiro público pela Prefeitura de Itaboraí para realização de um show, onde houve incitação ao ódio contra adeptos de religiões de matriz africana.

Advertisement

Para o deputado Átila Nunes, o MP e a Decradi, delegacia especializada em crimes de intolerância religiosa, devem investigar o caso para que os responsáveis sejam punidos e alegou que não será permitido que a violência volte a silenciar os cultos afro-brasileiros no Rio

“O ódio religioso promovido e financiado por Itaboraí precisa ser investigado. Preparamos uma representação ao Ministério Público contra o autointitulado pastor e contra o prefeito de Itaboraí, que patrocinou o show de horrores com dinheiro público. Também vamos pedir que a Decradi entre no caso para que ameaças contra a liberdade de toda a diversidade não sejam banalizadas”, afirmou Átila Nunes.

A prefeitura pagou um total de R$ 145 mil, segundo Diário Oficial, publicado no dia 23 de abril.

A Comissão de Povos Tradicionais de Terreiros de Itaboraí divulgou uma nota de repúdio nesta sexta-feira, (20/05). “Em sua fala, o pastor agride de maneira vil, desrespeitosa e ameaçadora à comunidade religiosa do candomblé e da umbanda nesta cidade”, diz e questionam “o motivo de uma manifestação festiva, popular e laica ter em sua programação discursos de cunho religioso”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Festa de aniversário da cidade de Itaboraí vira palco para ataques de intolerância religiosa
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Só podia ser desta turma da família Valadão. Mas como andam de mãos dadas com o atual ocupante do Palácio do Planalto e sua corja, acreditam que são intocáveis. Anotem aí: vão enrolar este inquérito e não acontecerá nada.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui