Festival Arte por Toda Parte celebra a World Music no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Com o objetivo de trazer de volta a atmosfera dos grandes festivais da canção, das décadas de 1960 e 1970, o Festival Arte Por Toda Parte chega a sua quinta edição se consolidando como um evento onde artistas de rua têm a grande chance de mostrar seus trabalhos para público e crítica. No dia 28/08, a partir das 20h, o Teatro PetroRio da Artes, localizado no Shopping da Gávea, receberá quatro bandas de world music, gênero homenageado da vez. A expectativa é de casa cheia, como aconteceu nas edições passadas, que celebraram a mpb, jazz, rap e rock. Kosmo Coletivo Urbano, A Quarta Corda, Fernadois e Pablo Vares são os candidatos ao grande prêmio final. O ator George Sauma, um dos jurados da noite, se juntará à banda Biltre na apresentação especial que encerra a noite. A entrada é gratuita.

George e Biltre completam o time de jurados, que também contará com a presença de Charles Gavin, ex-Titãs, e Rafo Castro, que assina a identidade visual do festival. Além do júri técnico, o público presente no teatro também poderá ajudar a escolher a melhor banda desta edição. Representando artistas que têm uma forte ligação com a rua como palco para a sua arte, a banda Biltre, criada em 2011 e formada por Arthur Ferreira, Claudio Serrano, Diogo Furieri e Vicente Coelho, celebra o estilo da vez. Utilizando apenas bases eletrônicas, eles são conhecidos por seus shows dançantes tocando canções próprias e versões de clássicos.

Idealizado pela produtora Constelar, com curadoria de Tatianna Trinxet e patrocinado pela PetroRio, o Festival Arte Por Toda Parte, que segue até dezembro deste ano, vem cumprindo sua meta de resgatar e revelar para o grande público novos artistas e bandas. Para Tatianna, “é muito emocionante ver que o projeto conseguiu alcançar um público atento, sensível e artistas cheios de talento e vontade de acontecer. Nesta segunda metade do festival, como gestora e curadora do projeto, fico extremamente realizada em abrir um teatro na zona sul carioca com 20 anos de tradição para um evento gratuito de música e voltado para quem ainda não teve a sua vez”, finaliza ela.

Participantes da edição World Music

Advertisement

Pablo Vares (@pablovares) – voz/violão
Uruguaio, o músico deixou seu país de origem para tentar uma carreira musical no Brasil. Toca a 6 anos nas ruas, praticamente toda a sua vida profissional. Sempre teve uma curiosidade em saber como seu trabalho seria recebido por aqui. Para o festival, o artista mostrará canções autorais e versões flamencas de músicas brasileiras, “uma releitura mais moderna do Flamenco, que é muito tradicional”.

Kosmo Coletivo Urbano (@kosmocoletivourbano) – bateria/baixo/sax alto/sax tenor
Surgido no final de 2014, sempre fez um trabalho nas ruas com a missão de levar cultura através do seu som. Durante os Jogos Olímpicos de 2016, lançaram seu primeiro disco, o “Kosmo Coletivo Urbano”, totalmente independente, que contou com a intervenção da artista plástica e poetisa angolana, Miriam Costa, na capa e contracapa. Para o festival, o quarteto preparou três canções que mostram a influência da world music no seu trabalho: “O berço da humanidade” – com referências da música etíope – “O sol e a lua que vemos” – afrobeat – e “Hare Rama” – inspirada na hindi music.

Fernandois – Violão/baixo/guitarra/bateria/trompete/banjo/bandolim/ukulele/acordeon/gaita
Fernando Gajo e Fernando Oliveira formam uma dupla que tem a música como trilha sonora de suas vidas desde muito novos, em suas casas, e rapidamente o gosto pela coisa se transformou em hobby e profissão. Multi instrumentistas que levam sua arte para espaços e transportes públicos, eles vão levar para o palco do festival um som sem fronteiras, com influências de diversos lugares que passaram no Brasil e no mundo.

A Quarta Corda (@aquartacorda) – Violino / Violoncelo
O grupo começou por meio de uma brincadeira entre os integrantes quando decidiram fazer um som na rua. Formada por cinco jovens músicos moradores do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, A Quarta Corda prepara uma mistura de tango com MPB para o repertório.

SERVIÇO:
Festival Arte por Toda Parte – Celebrando a World Music
Dia 28 de agosto, quarta-feira, às 20h.
Local – Teatro PetroRio das Artes
Endereço – Shopping da Gávea: R. Marquês de São Vicente, 52/2º piso – Gávea
Entrada gratuita. Distribuição de senhas a partir das 16h na bilheteria da casa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Festival Arte por Toda Parte celebra a World Music no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui