Paraty sediará por quatro dias o 40º Festival da Cachaça, Cultura e Sabores, dos dias 18 a 21 de agosto, com entrada gratuita. Os principais produtores da região estarão presentes, dentro de um espaço de convivência para a apreciação da famosa cachaça paratiense.
O evento, que busca valorizar também os métodos de produção, a cultura caiçara e a gastronomia local, oferecerá diversas atrações como recitais, tour e degustação em alambiques locais, workshops e palestras, oferecidos a turistas e moradores que vierem à Paraty desfrutar do evento, um dos mais tradicionais da cidade.
O festival que teve início em 1983, com o nome de Festival da Pinga, é tradicionalíssimo em todo Estado do Rio e no país, e atrai para Paraty um séquito de apreciadores da bebida genuinamente nacional. O evento passou por uma série de requalificação ao longo dos anos até conseguir atingir o patamar de ser um dos principais eventos no calendário do município.
Paraty também é reconhecidamente um berço de alambiqueis de tradição, que envolve métodos originários de produção do século XVI sendo utilizados até os dias atuais. São mais de 400 anos de produção, com rótulos conhecidos em território nacional.