Em comemoração aos seus 10 anos, a Casa Omolokum, restaurante de axé localizado na Pedra do Sal e comandado pela chef Leila Leão, promove um evento especial no dia 16 de março. A celebração inclui um festival de acarajé e a tradicional lavagem da Pedra do Sal, reunindo gastronomia, cultura e religião de matriz africana em uma experiência imersiva.
O festival de acarajé acontece das 14h às 16h e oferece o quitute em versão liberada por R$ 80 por pessoa, mediante reserva prévia e pagamento antecipado. O cardápio conta com recheios variados, como vatapá de camarão, peixe e bacalhau, além de uma opção vegana. Mini porções também estarão à venda separadamente.
Pioneira na releitura da comida de santo, a Casa Omolokum se destaca por resgatar e valorizar a culinária ancestral das religiões afro-brasileiras. “A comida é religiosa, mas tão saborosa quanto qualquer outra. Eu estudo muito essa cultura, pesquiso sobre cada Orixá, os ingredientes, as louças, tudo é pensado”, explica a chef Leila Leão.
Mais do que um restaurante, a Casa Omolokum é um espaço de resistência cultural. O local abriga um salão afro, que utiliza apenas produtos naturais, uma livraria afrocentrada com acervo de autores negros, obras de arte do axé e o E?u Bar, dirigido por Lucas Lopes e Cristhian, com uma seleção de drinks autorais.
Durante a celebração dos 10 anos, a lavagem da Pedra do Sal será acompanhada por uma roda de tambores com Ogans de Candomblé, cânticos sagrados, roda de samba e jogo de búzios. A programação inclui ainda apresentações musicais com DJ e outras atividades.
“Essa data é muito importante para nós. Estamos preparando tudo com muito carinho, por isso a reserva de mesa é indispensável”, destaca a chef Leila.
As reservas podem ser feitas pelo Instagram oficial da Casa Omolokum (@casaomolokum).