Cultura

Festival de Cinema de Vassouras recebe Carlos Vereza e Thaila Ayala no tapete vermelho

Compartilhar

Do tapete vermelho à exibição do primeiro longa, o Festival de Cinema de Vassouras fez sua estreia no mundo dos festivais, neste domingo (22), no Centro de Convenções General Severino Sombra, no centro de Vassouras. O Vale do Café abraça o universo cinematográfico aliado a uma proposta competitiva, participativa e inclusiva, com exibições de obras que valorizam a essência da região. 

Aos 82 anos, Carlos Vereza recebeu uma homenagem. Além de um prêmio, o ator foi presenteado com uma sala em seu nome, que reforçará a importância do seu trabalho para o audiovisual brasileiro. “Nunca senti tanta emoção”, enfatizou o homenageado ao ser aplaudido de pé na cerimônia de abertura.

De acordo com a organização, a expectativa é de que o festival atraia cerca de mil pessoas diariamente. O longa de abertura é “O Garoto”, dirigido por Bruno Saglia, que também é o idealizador e organizador do evento. Saglia disse que, para realizar o festival, foram muitas visitas às fazendas, hotéis, restaurantes e os principais locais do município de Vassouras. “As pessoas do Vale do Café nos receberam muito bem. São muitos convidados, muitas pessoas passando pelo tapete vermelho, muitas pessoas que fazem parte da indústria e é um presente receber todo esse público em uma primeira edição”, afirmou o diretor.

Fruto de uma parceria entre a SG! Company Filmes e os Governos do Estado e Federal, o festival tem programação até o dia 29 de maio. São diversas programações espalhadas entre o Centro de Convenções General Severino Sombra, o Centro Cultural Cazuza, a Câmara Municipal de Vassouras, a Prefeitura Municipal de Vassouras, alguns hotéis e o Cinemax da cidade. 

Irmaãs Saglia

Além das mostras competitivas de longas-metragens, curtas-metragens, animações e documentários, o evento conta ainda com painéis sobre cultura e direção audiovisual, turismo cinematográfico, mulheres no audiovisual e games. A atriz Thaila Ayala participa do evento não só como apresentadora, mas como parte do júri técnico e, claro, parte do elenco do filme “O Garoto”. 

Thaila afirmou que deseja vida longa ao Festival de Cinema de Vassouras. Ela, que tem marcado presença nos principais festivais de cinema do país, reforçou “imagina daqui a 50 anos comemorarmos o início dessa história. É uma grande honra”. 

Localizada a 120 quilômetros da capital, a cidade de Vassouras é conhecida por ser parte do conjunto de 15 municípios do Vale do Café. A vice-prefeita da cidade, Rosi Silva, comemorou a parceria para que o festival tivesse sucesso. “É um momento de muita alegria, não só para Vassouras, mas para toda a região. Esse festival é um marco porque vai impulsionar não só a economia e a cultura local, mas regional”, pontuou.

Sara Rodrigues

Jornalista, produtora e apresentadora do podcast cineaspectos. Como amante do cinema, ficou imersa em roteiros fantásticos, conheceu a beleza dos filmes de máfia e os incompreendidos dramas europeus. Sara adora desbravar a singularidade do cinema brasileiro, e acompanha de perto os principais festivais e mostras ao redor do mundo.

Ver comentários

  • Sou de Vassouras, e posso afirmar que a cidade cada vez mais se torna um lugar atrativo tanto para morar quanto para se investir...