Festival de Música Clássica Rádio MEC 2020

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Festival de Música Rádio MEC, na Sala Cecília Meireles. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Festival de Música Rádio MEC 2020 lança sua 12ª edição. Para concorrer, as inscrições gratuitas já estão abertas desde o dia 18 de maio, e os  interessados têm até o dia 29 de junho para garantir sua participação. A iniciativa é uma realização da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que faz a gestão das emissoras públicas Rádio MEC FM (99,3 MHz), no Rio de Janeiro, e Rádio MEC AM (800 kHz), no Rio de Janeiro e em Brasília.

O evento busca revelar e promover gravações inéditas e para isso, a proposta é abrir espaço na programação das emissoras para cantores, compositores e instrumentistas que concorrem em nove categorias, música clássica, música instrumental, música infantil e canção popular.

Na primeira fase, as obras são selecionadas pela equipe da Rádio MEC e entram na programação das emissoras. Na etapa seguinte, as vencedoras são definidas pela Comissão Julgadora formada por um júri técnico de cada área e através da votação do ouvinte pelo site do festival.

Confira o regulamento do Festival de Música da Rádio MEC.

Advertisement

Novidades

Com processo de inscrição on-line, a novidade do Festival de Música Rádio MEC 2020 é a inclusão de Brasília. Além dos músicos dos quatro estados da Região Sudeste, os artistas do Distrito Federal também podem participar no concurso.

A proposta de acolher os músicos da capital é uma resposta ao crescimento da audiência da Rádio MEC de Brasília (AM 800 kHz). Para não concorrer com o tradicional Festival de Música da Rádio Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), que já contempla as categorias canção popular e no instrumental, os artistas do Distrito Federal estão aptos a se inscrever apenas nas categorias música clássica e música infantil. 

Categorias do Festival

Os candidatos podem participar com até duas composições por modalidade – Música Clássica, Música Instrumental, Música Infantil e Música Popular (canção). Os critérios para seleção observam a qualidade artística – música, letra, partitura e interpretação – bem como a originalidade da obra.

Além dos compositores, intérpretes também serão premiados no Festival de Música Rádio MEC 2020 que conta com a participação dos ouvintes. Após a fase de inscrição, o público pode realizar a votação pela internet no site do concurso.

Os nove vencedores do Festival serão reconhecidos nas seguintes categorias: Melhor Canção, Melhor Intérprete Vocal, Melhor Música Infantil, Melhor Intérprete de Música Infantil, Melhor Música Instrumental, Melhor Intérprete de Música Instrumental, Melhor Música Clássica, Melhor Intérprete de Música Clássica e Melhor Música eleita pelo Voto Popular (internet). 

Etapas do concurso

As etapas do Festival de Música Rádio MEC 2020 contemplam o período de inscrições; a escolha, divulgação e veiculação das semifinalistas; a escolha, divulgação e veiculação das músicas finalistas com votação pela internet; e a divulgação dos vencedores.

Do total de inscrições válidas, a Comissão Julgadora selecionará 24 músicas que serão veiculadas nas emissoras no período de um mês. Na etapa seguinte, as 12 obras finalistas permanecem na programação e são disponibilizadas para votação pela Internet.
A Comissão Julgadora será formada por até cinco membros, personalidades de notório saber ou em atividade na área musical, e profissionais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Os vencedores de todas as categorias serão anunciados em 27 de setembro. Os premiados serão reconhecidos com troféus e a transmissão da música na programação da Rádio MEC, de acordo com o perfil de cada emissora. 

Inscrições

Para realizar a inscrição gratuita, os candidatos devem preencher on-line a Ficha de Inscrição, disponível no site http://radiomec.ebc.com.br e fazer o upload do material solicitado no Regulamento.O regulamento do Festival de Música Rádio MEC está no mesmo site onde os interessados  podem obter mais informações sobre o concurso.

Cronograma do Festival de Música Rádio MEC 2020

18/05 – Publicação do edital
18/05 a 29/06 – Período de inscrição
13/07 – Divulgação das músicas semifinalistas no site
27/07 a 26/08 – Período de execução das músicas semifinalistas nas emissoras
27/08 – Divulgação das músicas finalistas no site
27/08 a 27/09 – Período de execução das músicas finalistas nas emissoras
27/08 a 27/09 – Votação pela Internet
27/09 – Divulgação dos vencedores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Festival de Música Clássica Rádio MEC 2020
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui