Festival “É Tudo Verdade” terá número recorde de documentários brasileiros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A 23ª. edição do festival de documentários “É Tudo Verdade”, um dos mais importantes eventos do gênero do mundo, acontece entre os dias 12 e 22 de abril, no Rio de Janeiro e São Paulo. Com participação recorde de documentaristas brasileiros, os destaques deste ano ficam por conta das produções nacionais e dos temas ligados aos direitos humanos.

A edição de 2018 será um pouco menor, pois não contará com patrocinadores como a Petrobras e o BNDES, tendo que trabalhar com cerca de dois terços da arrecadação prevista. Mesmo assim, o É Tudo Verdade tem incentivo de fortes instituições voltadas à cultura como o Sesc e o Itaú Cultural. “O evento está um pouco menor, mas não menos vigoroso, e com uma safra brasileira particularmente muito forte.”, afirmou o fundador e diretor do festival Amir Labaki, durante o lançamento do evento à imprensa.

Serão exibidos mais de 50 títulos inéditos no Brasil, nacionais e estrangeiros. Entre os brasileiros destacam-se produções sobre o impeachment de Dilma Rousseff, o compositor Adoniran Barbosa e os índios da tribo amazônica Pater Saruí.

Na capital carioca, a abertura do festival acontece no dia 12 de abril, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM). O filme estreante será “Carvana”, de Lulu Corrêa, documentário sobre os 60 anos do ator carioca Hugo Carvana (1937-2014). A produção foi baseada em entrevistas feitas desde os anos 1960 até as últimas declarações do artista.

Advertisement

Já em São Paulo, o filme “Adoniran – Meu Nome é João Rubinato”, de Pedro Serrano, é o primeiro da mostra e poderá ser visto no dia 11 de abril, no Auditório Ibirapuera. O documentário relata a vida e a obra do compositor paulista Adoniran Barbosa (1910-1982). A película reúne imagens de arquivo e depoimentos de familiares e amigos do sambista.

Outro documentário bastante esperado é  “O Processo”, de Maria Augusta Ramos. O longa foi aclamado no Festival de Berlim 2018, onde ficou em terceiro lugar entre os documentários da Mostra Panorama, principal mostra paralela do festival. A produção revela os bastidores inéditos do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O brasileiro “Ex-Pajé” também recebeu menção especial de melhor documentário. Vale citar que apenas dois filmes latino-americanos foram premiados em Berlim: Museo, do México, ganhou o troféu de Melhor Roteiro; e Las Herederas, do Paraguai, levou o prêmio de Melhor Atriz.

A norte-americana Pamela Yates (“Granito: How to Nail a Dictator”), documentarista e ativista de direitos humanos nos Estados Unidos e América Latina, será a grande homenageada deste ano. A diretora também participa de debates no Rio (14/4) e em São Paulo (18/04).

O Festival é totalmente gratuito. Maiores detalhes e a programação completa pode ser conferida no site oficial do evento: etudoverdade.com.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Festival “É Tudo Verdade” terá número recorde de documentários brasileiros
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Festival “É Tudo Verdade” terá número recorde de documentários brasileiros
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui