Festival gastronômico sustentável acontece neste fim de semana em Santa Teresa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Zappa

O charmoso bairro de Santa Teresa, localizado no Centro do Rio de Janeiro, recebe, a partir desta sexta-feira (23/08), o festival gastronômico A Gosto de Santa, organizado por donos de restaurantes e bares da região.

O evento, que vai até o próximo dia 01/09 (domingo), tem característica sustentável e essência empreendedora, focando em inovação, qualidade, responsabilidade social e consciência ambiental.

Nesta sexta-feira (23/08), às 20h30, acontece a festa de abertura, no Foyer do Cine Santa, que terá o DJ Zod comandando a pista.

No sábado (24/08) e no domingo (25/08), acontecerá o Palco dos Sabores, com oficinas gastronômicas realizadas por chefs que atuam no bairro de Santa Teresa e outros que são convidados, elaborando receitas com ingredientes vendidos no Circuito Carioca de Economia Solidária, gerenciado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, da Prefeitura.

Advertisement
f090bd53 c935 44ad a35c eff045d46d57 Festival gastronômico sustentável acontece neste fim de semana em Santa Teresa

O Circuito Carioca de Economia Solidária vai levar expositores da Junta Local, do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, da Rio EcoSol e da Amesanta. Os produtos que serão comercializados são feitos no estado do Rio com matéria-prima orgânica e oriundos de agricultura familiar.

A farra gastronômica vai acontecer na Rua Paschoal Carlos Magno. Depois das oficinas gastronômicas, DJs e músicos do bairro vão se apresentar. Vão rolar também atividades para o público infantil.

Os eventos acontecem por iniciativa da AmeSanta (Associação de Empreendedores e Amigos de Santa Teresa), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, La Vereda, Grupo Casal e Cachaçaria Magnífica.

Tudo para promover a integração entre os moradores, as empresas e empreendedores atuantes no bairro e os produtores do estado do Rio.

IMG 7038 Festival gastronômico sustentável acontece neste fim de semana em Santa Teresa
Ceviche de Vieiras acompanhado de chips de macaxeira, do restaurante Café do Alto – Foto: Divulgação

SERVIÇO

”A Gosto de Santa” – Festival Gastronômico Sustentável

23/08 (sexta-feira)
– Festa de abertura, às 20h30, no Cine Santa

24/08 (sábado) e 25/08 (domingo)
– Entrega do prêmio ”AmeSanta de Bandeja” e lançamento do selo ”Gosto de Santa”

Circuito Carioca de Economia Solidária: das 10h às 20h, na Rua Pascoal Carlos Magno (entre o Largo do Guimarães e a Rua Felício dos Santos). Expositores: Junta Local, Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, Rio EcoSol e AmeSanta

Palco dos Sabores: entre 11h e 17h, na Rua Pascoal Carlos Magno. Oficinas gastronômicas com chefs atuantes no bairro de Santa Teresa e outros que são convidados

PROGRAMAÇÃO

24/08 (sábados)

  • 11h: Oficina de Construção e Manejo de minhocário com o Coletivo Spiralixo
  • 13h: Francisco Dantas, do Polo Gastronômico, Turístico e Cultural de Santa Teresa, recebe Marcelo Bomfim, do restaurante Gugut, e Maria Siniscalchi, do Polo Gastronômico de Vargem Grande
  • 15h: Natacha Fink recebe Roberta Ciasca do Miam Miam, do Polo Gastronômico de Botafogo, e Flávia do Valle Brito, da Cambuca Consultoria. O papo e a comida serão sobre o Projeto A.Ch.A, que une 3 famílias de agricultores e 17 chefs de cozinha, com apoio de docentes e residentes de Agronomia da UFRRJ. O Projeto é de compra coletiva antecipada de produção agrícola planejada a partir de sementes da Universidade Rural, que inclui batata doce azul, cenouras coloridas e 9 variedades de tomate

25/08 (domingo)

  • 13h: Simone Campos Jaeger, da Alda Maria Doces Portugueses, recebe Inácio Peixoto, do Bagatelle
  • 15h: À confirmar
  • Atrações Culturais: das 18h às 21h, na Rua Pascoal Carlos Magno. DJ Zod no sábado; DJ Mustafá no domingo – Vinil do Mustafá; músicos do bairro
  • Atrações Infantis: das 10h às 17h, na Rua Pascoal Carlos Magno. Oficinas e entretenimento à disposição dos pequenos.

23/08 a 01/09 (quinta-feira a domingo)

  • No eixo gastronômico de Santa Teresa (do Largo do Curvelo ao Largo das Neves)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Festival gastronômico sustentável acontece neste fim de semana em Santa Teresa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui