Foto: Divulgação/Zappa

O charmoso bairro de Santa Teresa, localizado no Centro do Rio de Janeiro, recebe, a partir desta sexta-feira (23/08), o festival gastronômico A Gosto de Santa, organizado por donos de restaurantes e bares da região.

O evento, que vai até o próximo dia 01/09 (domingo), tem característica sustentável e essência empreendedora, focando em inovação, qualidade, responsabilidade social e consciência ambiental.

Nesta sexta-feira (23/08), às 20h30, acontece a festa de abertura, no Foyer do Cine Santa, que terá o DJ Zod comandando a pista.

No sábado (24/08) e no domingo (25/08), acontecerá o Palco dos Sabores, com oficinas gastronômicas realizadas por chefs que atuam no bairro de Santa Teresa e outros que são convidados, elaborando receitas com ingredientes vendidos no Circuito Carioca de Economia Solidária, gerenciado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, da Prefeitura.

O Circuito Carioca de Economia Solidária vai levar expositores da Junta Local, do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, da Rio EcoSol e da Amesanta. Os produtos que serão comercializados são feitos no estado do Rio com matéria-prima orgânica e oriundos de agricultura familiar.

A farra gastronômica vai acontecer na Rua Paschoal Carlos Magno. Depois das oficinas gastronômicas, DJs e músicos do bairro vão se apresentar. Vão rolar também atividades para o público infantil.

Os eventos acontecem por iniciativa da AmeSanta (Associação de Empreendedores e Amigos de Santa Teresa), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, La Vereda, Grupo Casal e Cachaçaria Magnífica.

Tudo para promover a integração entre os moradores, as empresas e empreendedores atuantes no bairro e os produtores do estado do Rio.

Ceviche de Vieiras acompanhado de chips de macaxeira, do restaurante Café do Alto – Foto: Divulgação

SERVIÇO

”A Gosto de Santa” – Festival Gastronômico Sustentável

23/08 (sexta-feira)
– Festa de abertura, às 20h30, no Cine Santa

24/08 (sábado) e 25/08 (domingo)
– Entrega do prêmio ”AmeSanta de Bandeja” e lançamento do selo ”Gosto de Santa”

Circuito Carioca de Economia Solidária: das 10h às 20h, na Rua Pascoal Carlos Magno (entre o Largo do Guimarães e a Rua Felício dos Santos). Expositores: Junta Local, Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, Rio EcoSol e AmeSanta

Palco dos Sabores: entre 11h e 17h, na Rua Pascoal Carlos Magno. Oficinas gastronômicas com chefs atuantes no bairro de Santa Teresa e outros que são convidados

PROGRAMAÇÃO

24/08 (sábados)

  • 11h: Oficina de Construção e Manejo de minhocário com o Coletivo Spiralixo
  • 13h: Francisco Dantas, do Polo Gastronômico, Turístico e Cultural de Santa Teresa, recebe Marcelo Bomfim, do restaurante Gugut, e Maria Siniscalchi, do Polo Gastronômico de Vargem Grande
  • 15h: Natacha Fink recebe Roberta Ciasca do Miam Miam, do Polo Gastronômico de Botafogo, e Flávia do Valle Brito, da Cambuca Consultoria. O papo e a comida serão sobre o Projeto A.Ch.A, que une 3 famílias de agricultores e 17 chefs de cozinha, com apoio de docentes e residentes de Agronomia da UFRRJ. O Projeto é de compra coletiva antecipada de produção agrícola planejada a partir de sementes da Universidade Rural, que inclui batata doce azul, cenouras coloridas e 9 variedades de tomate

25/08 (domingo)

  • 13h: Simone Campos Jaeger, da Alda Maria Doces Portugueses, recebe Inácio Peixoto, do Bagatelle
  • 15h: À confirmar
  • Atrações Culturais: das 18h às 21h, na Rua Pascoal Carlos Magno. DJ Zod no sábado; DJ Mustafá no domingo – Vinil do Mustafá; músicos do bairro
  • Atrações Infantis: das 10h às 17h, na Rua Pascoal Carlos Magno. Oficinas e entretenimento à disposição dos pequenos.

23/08 a 01/09 (quinta-feira a domingo)

  • No eixo gastronômico de Santa Teresa (do Largo do Curvelo ao Largo das Neves)

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui