Festival Ópera na Tela volta ao Parque Lage

Evento tem tenda montada, formando uma espécie de teatro a céu aberto, com direito a cadeiras reclináveis e som e imagem de qualidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Palácio do Parque Lage - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

Festival Ópera na Tela está de volta ao Parque Lage, no Rio, entre os dias 13 e 24 de novembro. O evento, que não foi realizado em 2020 por conta da pandemia, fará sua sexta edição contando com a já tradicional estrutura em forma de tenda montada, formando uma espécie de teatro a céu aberto, com direito a cadeiras reclináveis e som e imagem de qualidade. Além de 11 récitas, uma Gala e um balé projetados, o Ópera na Tela terá atrações especiais. Na noite de abertura, sábado, dia 13às 19h, a cantora-lírica Anne-Catherine Gillet estará na tenda para um recital antes da projeção da récita do dia, a Gala do Teatro Alla Scala de Milão, que começa às 20h. Quem comprar ingresso para a Gala, pode assistir às duas atrações.

Nascida na Bélgica, ainda jovem Anne-Catherine Gillet assumiu seus primeiros papéis na Real Ópera de Wallonie-Liège, em seu país. Logo avançou para uma carreira internacional, tendo se apresentado em alguns dos principais palcos do circuito da ópera europeia. Encarnou papéis importantes em repertórios do período barroco e outros do século XIX e XX. Entre eles, “Poppea” em L’Incoronazione di Poppea, em Toulouse; Aricie em “Hippolyte et Aricie” na Ópera Nacional de Paris; Julieta em “Romeu e Julieta”, em Tours e Monte-Carlo; e Blanche em “Dialogues des Carmélites”, em Frankfurt.  Entre seus projetos futuros, está a atuação em “Carmen”, no La Monnaie, em Bruxelas e no Grand-thêatre de Luxemburgo.

unnamed 1 1 Festival Ópera na Tela volta ao Parque Lage

Em paralelo às récitas e à apresentação de Gillet, o evento realiza também na tenda do Parque Lage um ciclo de três palestras com entrada franca, nos dias 14,20 e 21. Com intuito de democratizar a arte lírica, facilitar sua compreensão e formar novas plateias, o festival convida o público a explorar a riqueza e a diversidade da ópera. A professora Laura Rónai irá ministrar as palestras “À Flor da Pele: La Traviata, de Giuseppe Verdi” e “Como expressar sua raiva musicalmente? Mozart responde”, a primeira em 14 de novembro e a outra em 20 de novembro, ambas às 17h.  

Já o maestro Leonardo García Alarcón, através de videoconferência, ministra a palestra “A Redescoberta da Obra-Prima Esquecida de Luigi Rossi: O Palácio Encantado”, no dia 21, às 17h. Alarcón redescobriu a ópera “O Palácio Encantado”, de Luigi Rossi, que estava perdida há 380 anos na biblioteca do Vaticano; este ano, o espetáculo foi reencenado sem público, por causa da pandemia, pela Ópera de Dijon. Com Coro da Ópera de Dijon e Coro de Câmara de Namur, participaram 16 solistas, coros duplo e triplo com seis e 12 vozes e dezenas de bailarinos. Na palestra, ele conta essa trajetória, da descoberta aos palcos.

Advertisement

Nesse mesmo dia, 21, às 19h, será projetada a ópera Les Indes Galantes, da Ópera de Paris, cujo maestro é também Alarcon. A récita tem libreto de Luis Fuzelier e foi encenada pela primeira vez no Theâtre du Palais Royal em 1735. O diretor é Clément Cogitore.

Serviço:
FESTIVAL ÓPERA NA TELA
Local: Parque Lage
De 13 a 24 de novembro

RECITAL – Cantora lírica Anne-Catherine Gillet
Dia: 13 de novembro, às 19h, antes da exibição da Gala do Teatro Alla Scala de Milão
Quem comprar ingresso para a récita, também poderá assistir ao recital

PALESTRAS: Entrada Franca

14 NOV às 17h

À FLOR DA PELE: LA TRAVIATA, DE GIUSEPPE VERDI
Ministrada por Laura Rónai
Um olhar sobre algumas cenas desta ópera mostra de que forma os sentimentos expressos pelo texto são reforçados pela música magistral do mestre italiano que revolucionou a história da música, tornando seu nome sinônimo de ópera.

20 NOV às 17h
COMO EXPRESSAR SUA RAIVA MUSICALMENTE? MOZART RESPONDE
Ministrada por Laura Rónai
Nessa palestra serão analizadas as características principais de duas árias (nº4 e nº17) da ópera “Le Nozze di Figaro”, de Wolfgang Amadeus Mozart, em que um mesmo sentimento é exposto: raiva. 

21 NOV às 17h
A REDESCOBERTA DA OBRA-PRIMA ESQUECIDA DE LUIGI ROSSI: O PALACIO ENCANTADO
Vídeoconferência ministrada por Leonardo García Alarcón.
O Maestro fala seu trabalho com Fabrice Murgia, e sobre como ressuscitou esta ópera num contexto tão peculiar para poder oferecer ao público esta obra-prima da arte lírica, verdadeira celebração festiva da arte total.

RÉCITAS – FESTIVAL ÓPERA NA TELA
Ingressos à venda no local ou no site Sympla.
Valores: R$28 inteira; R$14 meia-entrada.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Festival Ópera na Tela volta ao Parque Lage
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Festival Ópera na Tela volta ao Parque Lage
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui