Festival Sebastiana Meu Bloco Na Rede promove Carnaval fora época no YouTube

Dez blocos e os cantores Marina Iris, Moyseis Marques, Leonardo Bessa conduzem a live musical apresentada por Alinne Prado. DJ MAM e VJ Raton comandam o Carnaval Remix

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Carnaval de Rua 2020 - Bloco Só Caminha
Foto: Fernando Maia - Riotur

A Sebastiana (Associação Independente dos Blocos de Rua) realiza nos dias 03/09 e 04/09 o Festival Sebastiana “Meu bloco Nas Redes – 36 anos de retomada carnavalesca”, com transmissão pelo canal da associação no YouTube. Serão duas mesas de conversa sobre a retomada do carnaval depois da pandemia da Covid-19, no dia 3, às 18h e às 20h,  uma live musical, com a participação de dez blocos, realizada no dia 4, às 20h, no Teatro Rival Refit e a Festa Carnaval Remix, às 21h30. As atividades estão inseridas na programação da 16ª edição do Desenrolando a Serpentina

O Festival Sebastiana “Meu bloco Nas Redes – 36 anos de retomada carnavalesca” é um projeto patrocinado pelo edital #BlocoNasRedesRJ, do Governo do Estado do Rio de Janeiro/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da iniciativa #CarnavalNasRedesRJ

Os cantores Moyseis Marques, Marina Iris e Leonardo Bessa conduzem a parte musical, enquanto a jornalista e a apresentadora Alinne Prado será a mestre de cerimônia da noite.  Alinne foi, por 15 anos, a porta-bandeira do bloco Imprensa Que Eu Gamo

A live será um passeio musical pela história dos blocos que fizeram parte da retomada do carnaval de rua nos anos 1980 e 1990, e terá a participação de cantores, ritmistas e mestres de bateria de nove blocos da Sebastiana e de um bloco convidado, o Clube do Samba, fundado em 1979 pelo cantor e compositor João Nogueira. O roteiro está dividido em três momentos: os blocos dos anos 1980, como Simpatia é quase amor, Barbas e Suvaco do Cristo; os blocos dos anos 1990, entre eles Carmelitas, Escravos da Mauá, Meu Bem Volto Já e Imprensa que eu gamo; e os caçulas, o bloco infantil Gigantes da Lira e o Acústico Virtual.

Advertisement

“A proposta do Festival Sebastiana – Meu Bloco nas Redes é buscar, a partir de momentos de uma iniciativa inédita de valorização da cultura carioca, minimizar os impactos negativos da pandemia. Os participantes, que fazem o carnaval de rua no Rio de Janeiro, vão presentear o público com a alegria do carnaval e com a história dos blocos que promoveram o reflorescimento do carnaval de rua nas décadas de 1980 e 1990”, explica a jornalista Rita Fernandes, fundadora e presidente da Sebastiana e curadora do Festival.

Além de Moyseis, Marina e Leonardo, a live contará com a participação dos Mestres de Bateria Penha (Simpatia É Quase Amor, Escravos da Mauá, Imprensa Que Eu Gamo e Meu Bem Volto Já), Filipão (Suvaco do Cristo e Barbas) e Felipe (Carmelitas).

Desenrolando a Serpentina/Mesas de Conversa

O Festival Sebastiana terá, na edição 2021, a 16ª edição do seminário Desenrolando a Serpentina, com a realização de dois debates virtuais, com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Cultura, poder público, blocos, ligas, jornalistas e pesquisadores.  

Vamos oferecer ao público uma pequena festa carnavalesca, levando alegria às casas dos foliões e amantes do carnaval. E também valorizar a memória de um importante período do carnaval de rua carioca, a partir de uma retrospectiva histórica da retomada do carnaval de rua do Rio que serviu de inspiração, inclusive, para outras capitais, e que veio a resultar no boom, já no século 21, com mais de 700 desfiles de blocos na cidade”, ressalta Rita Fernandes.

O Festival fará homenagens aos blocos Banda de Ipanema, Charme da Simpatia e Clube do Samba, que inspiraram, respectivamente, a criação do Simpatia É Quase Amor, do Suvaco do Cristo e do Barbas. Os cantores que representarão os blocos durante a live são: Claudia Baldarelli (Escravos da Mauá); Didu Nogueira (Bloco do Barbas e do Clube do Samba); Deivid Domênico (Meu Bem Volto Já); Leonardo Bessa (Imprensa Que Eu Gamo); Léo Simpatia (Carmelitas); Ronald Valle (Suvaco do Cristo) e Maju Nunes (Bloco Virtual). 

O encerramento será com a bateria da Sebastiana, com a participação de ritmistas e dos mestres de bateria dos blocos Clube do Samba, Simpatia É Quase Amor, Barbas e Suvaco do Cristo, Carmelitas, Escravos da Mauá, Meu Bem Volto Já, Imprensa Que Eu Gamo, Gigantes da Lira e Bloco Virtual.

SERVIÇO

Festival Sebastiana “Meu bloco Nas Redes – 36 anos de retomada carnavalesca”

Datas e horários: de 03/09 até 04/09

Mesas de Conversa – 03/09 a partir das 18h.

Live Musical e Festa Carnaval Remix – 04/09 a partir das 20h.

Com transmissão pelo canal da Sebastiana no YouTube

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Festival Sebastiana Meu Bloco Na Rede promove Carnaval fora época no YouTube
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Festival Sebastiana Meu Bloco Na Rede promove Carnaval fora época no YouTube
carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui