FETAERJ promove a 3ª Mostra de Artes para Infância e Juventude

Totalmente online, mostra acontece online entre os dias 7 e 29 de novembro pelas redes sociais da Arena Carioca Abelardo Barbosa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Nosso Grande espetáculo | Foto: Leonardo Martins

A Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (FETAERJ), que atua há mais de 40 anos e tem em seu currículo diversos festivais como Festival Estadual – Prêmio Paschoalino, Festival de Dramaturgia e o Festivais de Esquetes, promove agora a 3ª Mostra de Artes para Infância e Juventude. O objetivo é ofertar espetáculos e oficinas de qualidade com temáticas que despertem o saber cultural.

A mostra acontecerá de 7 a 29 de novembro de 2020, aos sábados e domingos, às 17h, nas redes sociais da Arena Carioca Abelardo Barbosa Chacrinha. Devido ao isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, o evento será totalmente online.

Este projeto faz parte da co-gestão artística da Fetaerj na Arena Carioca Abelardo Barbosa, o Chacrinha em Cena, e conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.

Programação:

Advertisement

07/11 – De La Mancha: O Cavaleiro Trapalhão (Rococó Produções Artísticas e Culturais – Porto Alegre – RS ) 
Sinopse: Essa é a história de Dom Alonso Quijano um homem que cresceu em La Mancha uma região bem no centro da Espanha. Ele amava os livros de cavalaria e queria ser cavaleiro andante e por isso, pôs em si mesmo o nome de Dom Quixote de La Mancha, um cavaleiro muito trapalhão que em nome de sua amada Dulcinéia de Toboso, anda pelas estradas montado em seu cavalo Rocinante e acompanhado por seu fiel escudeiro Sancho Pança, em busca de aventuras, lutando contra gigantes, dragões, bruxas, exércitos e feiticeiros.
Ficha Técnica:
Texto: Miguel Cervantes
Adaptação e direção: Guilherme Ferrêra
Elenco: Guilherme Ferrêra e Henrique Gonçalves 

08/11 – Quando eu sonho, viro sonho (Caramelo Produções – Rio de Janeiro / RJ)
Sinopse: Já imaginou viver tudo o que acontece na nossa cabeça e nos nossos sonhos? Pois é assim que Elisa vive, vivendo seus sonhos e com a cabeça nas nuvens! Quer coisa melhor que isso? O irmão também vive no mundo da fantasia, a mãe até tenta puxar os dois pra pôr os pés no chão, mas não tem jeito… Já a avó mostra que não há medo neste mundo que nos impeça de sonhar, criar coragem e viver aquilo que queremos viver…
Ficha Técnica:
Texto e direção – Daniel de Mello
Elenco – Carol Leipelt
Músico – Renan Francioni

14/11 – Nosso Grande espetáculo (Adorável Companhia – Guapimirim – RJ)
Sinopse: Totó e Solamenta orgulham-se por estrelar o nosso grande espetáculo: um show de variedades que reúne comicidade, música ao vivo, instrumentos excêntricos, acrobacia, equilíbrios, ballet e onde até uma paródia de personagem infantil é trazida a cena, numa clara referência aos espetáculos de circo tradicional que atualmente disputam com as mídias digitais a atenção de crianças e de seus pais.
Ficha Técnica:
Autor: Adorável Companhia
Direção: Marcos Camelo
Elenco: Cecília Viegas e Marcos Camelo

15/11 – EM CADA CASA TEM UM CANTO, EM CADA CANTO TEM UM CONTO! (Teatro de Garagem – Petrópolis/RJ)
Sinopse: Espetáculo de contação de histórias com atores e bonecos utilizando espaços da própria casa dos atores, potencializando os espaços da casa como lugares onde histórias podem ser contadas. O autor se utiliza de dois contos populares: A Festa no Céu e o Casamento da Dona Baratinha para montar o espetáculo que é conduzido por dois contadores que interagem o tempo inteiro com mais de dez bonecos que dão vida às histórias.
Ficha Técnica:
Autor: Paulo Marcos de Carvalho
Direção: Paulo Marcos de Carvalho
Elenco: Paulo Marcos de Carvalho e Sarah de Lemos
Músicas: Raphael Teixeira

21/11 – O Edredom – Espetáculo para crianças, adultos, peixes e peixas (Coletivo Macacos Alados – Rio de Janeiro / RJ)
Sinopse: História de uma criança apaixonada pelo fundo do mar que, cansada de não saber se é menina ou moleque, decide que quer virar peixe. Após perceber que seu desejo não se tornará realidade, se abriga debaixo de um edredom.
Ficha Técnica:
Autor: Tauã Delmiro
Direção: Manu Hashimoto
Elenco: Tauã Delmiro 

22/11 – Sintonia Dominó Chegou! O show (Sintonia Dominó – Rio de Janeiro / RJ)
Sinopse: O Sintonia Dominó é composto por atores e professores de Teatro formados em Licenciatura em Teatro pela UNIRIO. Com um show musical voltado para o público infanto juvenil, o grupo  embarca no mundo do lúdico e da imaginação através de músicas da cultura popular brasileira, ciranda e também suas inéditas autorais.
Ficha Técnica:
Direção, Vocais, Instrumentos e Interpretação: Bruno Zukoff, Lilian de Mattos, Raphaela Tafuri, Walney Gomes
Composições – Raphaela Tafuri, também em parceria com Bruno Zukoff, Julia Ludolf, Walney Gomes
Poesias – Lilian de Mattos, Raquel Soutto, Walney Gomes 

28/11 – O Fabuloso (J.A. Realizações – Niterói/RJ)
Sinopse: A partir do prólogo – pequena explicação sobre as fábulas e suas características mais relevantes, como autores e estrutura -, as seis fábulas começam a ser encenadas por um único ator, além de uma narradora, em Off. A primeira fábula – O rato da cidade e o rato do campo – trata das diferenças ambientais e socioculturais entre o mundo rural, simples e pacífico, e o mundo urbano, agitado e perigoso. O corvo e o jarro, segunda fábula, conta a história de um corvo que precisa encontrar água para sobreviver.
Ficha Técnica:
Autor: Eleusa Mancini , Juliano Antunes
Direção: Eleusa Mancini
Elenco: Juliano Antunes,  Eleusa Mancini 

29/11 – Pé de Cachimbo (Cia Vivá  – Rio de Janeiro/RJ)
Sinopse: Pé de Cachimbo é um espetáculo de dança contemporânea que INTERAGE com o público e traz de forma poética um olhar sobre a essência do FOLCLORE Brasileiro. Sendo um convite a mergulhar em algumas das memórias da CULTURA POPULAR. Toda a pesquisa de movimentação vem sugerida pela memória cadenciada dos principais ritmos das Danças Folclóricas (samba de roda, forró, baião, Maracatu, catira, Quadrilhas)
Ficha Técnica:
Direção e Concepção: Carlos Fontinelle
Bailarinos/Intérpretes: Adriana Assumpção, Carlos Fontinelle, Diego Endrigo, Gabriela Mattos, Gabriela Pierri, Joyce Costa e Luana Barros.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp FETAERJ promove a 3ª Mostra de Artes para Infância e Juventude
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 FETAERJ promove a 3ª Mostra de Artes para Infância e Juventude
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui