RJ - Foto: Divulgação

Um levantamento recente realizado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) aponta que o Rio de Janeiro apresentou, em fevereiro de 2021, uma diminuição de 25% na quantidade de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) ocorridos no estado em comparação com o mesmo período no ano passado. Ao todo, 246 pessoas foram vítimas deste tipo de crime em fevereiro deste ano contra 326 no referido mês em 2020.

Já em relação a janeiro de 2021, a queda foi de 32%, enquanto que, no acumulado do ano, isto é, somando janeiro e fevereiro, de 11%.

Outro fator de destaque é a redução em relação à letalidade violenta, que abrange, de maneira somada, homicídio doloso, roubo seguido de morte, lesão corporal seguida de morte e óbito por intervenção de agente do estado. Em fevereiro deste ano, o indicador apresentou o número mais baixo para o mês desde 1991: 409. Em 2020, por exemplo, o mesmo período registrou 502, gerando, assim, em 2021, uma queda de cerca de 10%.

Os crimes contra o patrimônio também tiveram diminuição nos 2 primeiros meses de 2021. Os roubos cometidos nas ruas – roubo a transeunte, roubo em coletivo e roubo de aparelho celular -, de carga e de veículo caíram 32%, 27% e 28%, respectivamente.

Vale ressaltar que o ISP, ao elaborar o relatório, cruzou dados dos usuários do Google com os registros de ocorrência da Secretaria de Estado de Polícia Civil.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui