Fevereiro é o mês com maior arrecadação de ISS de turismo no Rio

Historicamente o mês do Carnaval, fevereiro é responsável por 10,2% da arrecadação anual do ISS de turismo na cidade do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Historicamente o mês do Carnaval, fevereiro é responsável por 10,2% da arrecadação anual do ISS de turismo na cidade do Rio. O montante é maior do que dezembro, com o Réveillon (8,6%) e do que o mês de janeiro, tradicionalmente de férias de verão (8%). Em compensação, no inverno é quando a cidade tem as taxas mais baixas, chegando a 7% em julho. Os dados estão no estudo especial “Economia do Turismo no Rio”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS).

“O Rio tem um enorme potencial turístico que pode ser melhor explorado com a atração de grandes eventos. Entre 2011 e 2016, quando sediamos Copa e Olimpíadas, o ISS arrecadado com o setor correspondeu a 3,6% do total anual. Nos três anos seguintes, caiu para 2,8%. Estamos trabalhando para atrair congressos, festivais, campeonatos, tudo que possa nos ajudar a retomar o protagonismo que o Rio merece”, explica o secretário Chicão Bulhões.

Focando na dimensão emprego de turismo no Rio, observa-se que alimentação corresponde a cerca de 67% dos quase 150 mil postos de trabalho no setor, enquanto alojamento e transporte são as outras duas atividades de maior peso, com cerca de 14% e 10%, respectivamente.

Com base nos dados do IBGE, o perfil do turista nacional que visita o Rio de Janeiro se mostrou bastante regionalizado, com 65% dos turistas provenientes dos estados de São Paulo, do próprio estado do Rio (excluindo a capital) e de Minas Gerais. O avião (48,2%) e o carro particular (23,2%) foram os principais meios de transporte utilizados para chegar à cidade. A maior motivação para a viagem ao Rio foi o lazer (50,8%), principalmente o lazer de sol e praia, seguido por visitas a amigos ou parentes (34,8%).

Advertisement

Com o uso de dados, conseguimos entender melhor o perfil do turista que visita o Rio e trabalhar para potencializar isso. Um dos objetivos da Secretaria de Turismo é criar políticas públicas pensadas para o turista de proximidade, que tende a vir mais ao Rio, como consequência, gastar mais e gerar mais emprego e renda para população carioca”, ressalta o secretário municipal de Turismo, Bruno Kazuhiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fevereiro é o mês com maior arrecadação de ISS de turismo no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui