O forte calor que vem atingindo o Rio neste verão, que inclusive registrou a marca do janeiro mais quente em 22 anos, tem provocado um aumento expressivo no consumo de energia elétrica em grande parte do estado. Segundo a Light, só nos primeiros 18 dias de fevereiro, os 31 municípios atendidos pela concessionária consumiram 391 megawatts a mais do que no mesmo período de 2024. Para efeito de comparação, essa carga extra seria suficiente para abastecer todo o estado de Roraima por um dia.
A área atendida pela Light cobre toda a Região Metropolitana, além de cidades do Centro-Sul e parte do Sul Fluminense.
Com o uso intenso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, os consumidores podem sentir o impacto diretamente na conta de luz. Além do maior gasto energético, há também a elevação do ICMS sobre a fatura, que sobe de 18% para 24% quando o consumo do imóvel ultrapassa 300 kWh no mês.
O aumento na tributação está previsto em lei e pode tornar o custo da energia ainda mais alto para os moradores do estado. A Light recomenda que os consumidores adotem práticas de economia para evitar surpresas na fatura.