Papo de Talarico: Fevest 2022, a Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fevest 2022
Exposição “Vida”, do Projeto Integrador Novos Talentos, da Firjan SENAI Espaço da Moda (divulgação)

Lembro que fui com uma ex-namorada, antes de 2010, em Lumiar, distrito de Nova Friburgo. Cachoeiras, paz e bons restaurantes estavam por lá. Nunca mais retornei, a vida me conduziu para outras paragens. Chega um novo tempo e recebo convite para cobrir a FEVEST 2022 – Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima, que acontece entre os dias 01 e 04 de setembro, no Nova Friburgo Country Clube, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Será minha primeira vez no evento que ocupará uma área total de 12 mil m², com mais de 70 estandes das indústrias de confecção, matéria-prima, serviço e tecnologia. Logicamente, fui pesquisar mais sobre e descobri que na última edição a feira recebeu visitantes de mais de 20 estados brasileiros, além de países como Estados Unidos, China, Uruguai e Paraguai.

Aquela minha ex-namorada do primeiro parágrafo adorava lingeries, e sempre aparecia com coisas novas. Ficamos alguns anos juntos e esse capricho dela, sempre com novidades diversas, ajudou nisso, sem dúvidas. Quando passamos por Nova Friburgo, ela me fazia parar o carro em algumas lojas quando via as vitrines. Pedia que eu esperasse um pouco e voltava com alguma sacola. Durante os meses seguintes, descobri algumas das compras coloridas e de tamanhos que nunca havia conhecido ou imaginado.

Das maiores para as menores

A cidade de Nova Friburgo é a maior produtora de moda íntima e lingerie do país, segundo a Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil. Lá tem aproximadamente 1.300 fábricas de lingerie! São produzidas cerca de 125 milhões de peças por ano, ou seja, 25% da produção nacional. Além disso, por volta de 14% das empresas do pólo trabalham com exportação, principalmente para os Estados Unidos, Portugal, Argentina e Uruguai.

Advertisement

Diz a lenda que a primeira indústria têxtil de lingerie em Nova Friburgo foi a Fábrica Filó no ano de 1925. Posteriormente, em 1982, uma crise econômica gerou a demissão de cerca de 600 costureiras do setor. A partir disso surgiram várias microempresas no decorrer dos anos até que a cidade virasse esse reconhecido pólo.

Tenho uma amiga que mora Nova Friburgo, por volta dos 30 anos de idade, motoqueira, que trabalha na indústria têxtil, como grande parte dos moradores. Ela me disse que hoje em dia a moda fitness vem crescendo muito e quer focar nisso. Ficou solteira após uns 8 anos de namoro. Um dia, de repente, desabafou comigo: “Estou com uns projetos de empreendimento, acho que os casamentos estão extintos. Negócio é montar um império, ver um candidato só pra engravidar e seguir jornada sozinha, as pessoas estão rasas demais.” Garantiu que vai na FEVEST em 2022 e iniciará alguma dessas ideias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Papo de Talarico: Fevest 2022, a Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Papo de Talarico: Fevest 2022, a Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui