Nesta quarta-feira (09/02), a FGV Editora promoverá o webinar de lançamento do livro “Cidade é patrimônio: uma viagem”, da socióloga Lúcia Lippi. Para marcar este lançamento, a autora participará de um bate-papo com o arquiteto e urbanista Sérgio Ferraz Magalhães e o historiador Bernardo Buarque de Hollanda.
A obra trata das transformações urbanas de Barcelona, Viena, Paris e Londres, explorando a relação entre reforma, preservação e diferentes vertentes de restauração. No caso do Brasil, a autora discorre sobre o nacionalismo arquitetônico representado pelo estilo Neocolonial, que teve na Exposição Internacional no Centenário em 1922 seu apogeu. Além disso, o livro faz um contraponto entre antigas e novas capitais, como Belo Horizonte e Ouro Preto; e Brasília e Rio de Janeiro, do início do século XX e do XXI.
“Eu exploro em dois artigos do livro a relação entre cidades novas construídas para ter papel antes ocupado por cidades antigas. Em primeiro lugar falo de Ouro Preto, antiga capital de Minas Gerais, e a nova capital, Belo Horizonte. Em segundo momento falo de Brasília, a nova capital, e do Rio de Janeiro. No caso o Rio, capital desde século XVIII, foi muito prejudicado com a transferência do governo para o Planalto Central“, afirmou a autora.
Para elaboração do enredo, foi realizado o levantamento, a leitura e a seleção de artigos, livros, teses que apresentam argumentos pertinentes ao tema de cada um dos capítulos existentes. O livro foi desenvolvido em 2020, ano em que teve início a pandemia da Covid-19 e, este novo olhar sobre a cidade esvaziada — devido às restrições de circulação — faz parte desta análise.
O livro tem a função de divulgar conhecimento para um público universitário e para todos os interessados na história das reformas urbanas de algumas cidades nos séculos XIX e XX e nos desafios e soluções atualmente em voga.
Serviço:
- Webinar de lançamento: Cidade é patrimônio: uma viagem
- Data?: 9/2/2022
- Horário: 18h às 20h
- Local: Canal da FGV no Youtube
- Link da inscrição aqui.