FIA elabora cartilha para evitar desaparecimento de crianças e adolescentes no Rio

Em 2021, foram registrados 172 casos de desaparecimentos. A cada 10 registros, 9 foram solucionados pelas autoridades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Fundação para Infância e Adolescência (FIA/RJ), por meio do programa SOS Crianças Desaparecidas, em parceria com a Defensoria Pública, elaborou uma cartilha com orientações sobre como evitar o desaparecimento de crianças e adolescentes. Em 2021, foram registrados 172 casos de desaparecimentos, segundo dados do programa. Em 2019, ocorreram 90 casos do gênero. Apesar do número de ocorrências, a cada 10 registros, 9 foram solucionados e tiveram finais com o reencontro dos familiares.

De acordo com as orientações do SOS Crianças Desaparecidas, os casos de desaparecimento devem ser registrados de forma imediata por pais e responsáveis em qualquer delegacia de polícia com a foto mais recente da pessoa desaparecida. No Rio de Janeiro, a Delegacia de Descoberta de Paradeiros também é uma importante ferramenta para a investigação.

O gerente do programa SOS Crianças Desaparecidas, Luiz Henrique, esclarece que os desaparecimentos de crianças e adolescentes têm várias causas e só podem ser evitados através do diálogo entre pais e filhos.

“Tanto os conflitos familiares, quanto a exposição em excesso na internet, quando não administrados, têm sido os principais motivadores dos desaparecimentos de adolescentes. É importante ressaltar a necessidade do diálogo franco entre pais e filhos, sobretudo, quando o uso indiscriminado da internet pode colocar as crianças e adolescentes em riscos”, enfatizou Luiz Henrique.

Advertisement

Suporte às famílias

O SOS Crianças Desaparecidas contribui há 25 anos com orientações de apoio às famílias na elaboração e divulgação dos cartazes das crianças desaparecidas; divulgação na imprensa e/ou nas redes sociais, além do atendimento psicossocial.

Ao longo desse período, foram registrados 3.937 casos de desaparecimento de crianças e jovens. As autoridades localizaram 3.365 crianças e adolescentes e 572 seguem sem solução. Após a localização do menor, o programa segue com o atendimento psicossocial à família e, realiza ainda encaminhamentos para outras políticas públicas governamentais, como: saúde, educação, entre outros.

O SOS Crianças Desaparecida, da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA/RJ), pode ser acionado pelos telefones (21) 2286-8337 e (21) 98596-5296 para informações sobre o paradeiro dos desaparecidos no estado ou para acionar as equipes em casos. Há, ainda, o e-mail sosfia@fia.rj.gov.br e o portal www.soscriancasdesaparecidas.rj.gov.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp FIA elabora cartilha para evitar desaparecimento de crianças e adolescentes no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui