Além dos debates bem-humorados e pertinentes que pertencem ao seu universo, o ‘Amor & Sexo’ também impacta seu público com os figurinos que Fernanda Lima apresenta no palco. Algumas das peças mais icônicas da atração – que volta ao ar no próximo dia 9 de outubro – vão estar reunidas na mostra ‘Amor & Sexo em Exposição’, no IED (Instituto Europeo di Design), na Urca, em uma exposição gratuita que fica aberta ao público até 7 de outubro. Relembrando a história e os temas do programa através dos figurinos da apresentadora, a mostra traz os principais destaques das últimas temporadas, como os corsets espartilhados de pérolas, escama de pvc, cristais ou ráfia com sementes e miçangas. “São peças emblemáticas que não deveriam ser esquecidas e, por isso, merecem ser exibidas. O figurino é também muito importante no ‘Amor & Sexo’, e não só porque ajuda a embalar o tema do programa, mas também por despertar a curiosidade das pessoas que ficam na expectativa do que vestirei”, completa a apresentadora.

São anos de experimentações criativas, peças idealizadas por figurinistas que transformam o assunto de cada edição em arte para se vestir. Não à toa a apresentadora fez questão de ajudar a selecionar as peças para a mostra. “Os figurinos passam por um trabalho minucioso de todas as pessoas envolvidas e marcam quem assistiu ao programa”, comemora Fernanda, que há 9 anos comanda a atração.



Cerca de 20 pessoas, entre figurinistas, assistentes, costureiros, camareiros, guarda-roupeiros, entre outros profissionais dedicados exclusivamente ao programa, participam da criação de cada temporada. Uma rede criativa e dedicada que contribui para o resultado final. No total, são quase seis meses de trabalho até Fernanda Lima, finalmente, apresentá-los no ar. “Durante o período de imersão e pré-produção trabalhamos na criação de todos os figurinos da temporada simultaneamente, para depois entrarmos especificamente na execução de cada um deles por ordem de gravação”, explica Dudu Bertholini, que assina o figurino desta temporada de ‘Amor & Sexo’ ao lado de Flavia Costa.

Segundo Bertholini, o trabalho de criação começa com a definição dos temas que serão tratados a cada ano. “Todos os figurinos partem dos roteiros criados por Antônio Amâncio, autor e redator final, e junto à Fernanda e à equipe de criação. O mais legal e desafiador é que todos os figurinos ajudam a contar o tema do programa. Todos os looks tem um porquê, e nunca partem de escolhas aleatórias. Primeiro apresentamos pesquisas, moodboards, croquis e ideias em reuniões semanais. Parte muito legal de nosso processo criativo é que as reuniões de criação são interdisciplinares, nós alinhamos o conceito com a equipe de cenografia, de arte, dos efeitos especiais, entre outros. Isso gera uma integração e um envolvimento muito maior no resultado como um todo”, acrescenta Bertholini.

Fernanda Lima e balet.

Essa sintonia entre tema e figurinos – que resulta em peças únicas – também estará representada na exposição. Ao lado de cada um deles, estarão dispostas telas que exibem momentos especiais de cada programa onde eles foram exibidos. “A temática de cada programa é sempre única. O desafio é sempre buscar novas formas de construção e apostar sempre em materiais novos”, encerra Flavia Costa. “O olhar sobre o programa muda a cada ano, porque o mundo muda, os comportamentos mudam, as ideias mudam, a gente precisa caminhar com um olhar em relação ao programa porque a gente não pode ficar parado”, completa Fernanda Lima.

SERVIÇO
Amor & Sexo em Exposição
IED (Istituto Europeu di Desing)
Av. João Luiz Alves, 13, Urca
Abre ao público dia 3/10. Até 7/10.
De terça a sexta, das 11h às 21h; sábado, das 9h às 17h; domingo, das 9h às 16h.
Entrada gratuita

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui