Fila para cirurgia no Into já passa de 7,5 mil pessoas

Pacientes reclamam da demora e alguns estão na fila há mais de 3 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Record

Cirurgias no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), na região central do Rio, estão atrasadas ou sofrem descasos nas filas. De acordo com a Rede Globo, aproximadamente 7.687 pessoas aguardam uma operação.

Em 2021, o instituto tinha planejado mais de 9 mil cirurgias, entretanto foram realizadas 7.182. Para 2022, o objetivo da instituição é fazer 10 mil operações.

É um plano, entretanto, a pratica não está funcionando tão bem quanto a teoria, como dizem os pacientes. “ É uma sensação de impotência. A gente contribui com o INSS, contribui, e na hora que a gente precisa, a gente não é atendido. É tratado igual a bicho, parece que eles estão fazendo obrigação”, disse, para a Rede Globo, o auxiliar de serviços gerais Carlos Antonio e Souza, de 58 anos, que há três anos esperando uma cirurgia na coluna. Até esta terça-feira, (03/05), eram 345 pessoas na frente dele.

03into3 Fila para cirurgia no Into já passa de 7,5 mil pessoas
Carlos Antonio e Souza, de 58 anos, está há três anos esperando no Into por uma cirurgia na coluna — Foto: Reprodução/TV Globo

Em 2019, Carlos Antônio chegou a fazer o pré-operatório e foi internado. Mas, em vez da cirurgia, ele fez apenas um procedimento simples que não resolveu o problema. “Eles me deram só uma infiltração e me mandaram embora. Como eu reclamei que estava com dores constantes, eles me voltaram para a fila. Estou esperando até hoje”, completou Carlos.

Advertisement

O Into informou que apenas um dos pacientes aguarda por cirurgia desde 2017. E que os outros estão na fila de espera desde 2020. O instituto disse ainda que dois pacientes foram atendidos pela Clínica da Dor, para ajudar no alívio dos sintomas. O instituto afirma que hoje 7.687 pacientes esperam por cirurgia ortopédica.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fila para cirurgia no Into já passa de 7,5 mil pessoas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui