
Na última quarta-feira (5), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) resgatou um filhote de onça-parda que ficou preso dentro de um galinheiro. O caso aconteceu na cidade de serrana de Nova Friburgo.
A felino entrou no galinheiro com a mãe, que conseguiu fugiu. O filhote ficou preso e decidiu aproveitar a oportunidade. O saldo foi de 28 galinhas devoradas.
Os donos da fazenda ajudaram no resgate, permitindo que os técnicos do Inea acessassem o galinheiro e libertasse o filhote, que estava acuado e agitado.
Assim que a porta foi aberta, a onça-parda, de aproximadamente dez meses, retornou à mata, segundo o G1.
De acordo com especialistas, situações assim são comuns em áreas próximas a parques ecológicos, onde felinos de grande porte procuram alimento.
O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, recomendou que, em caso de avistamento de uma onça-parda em área urbana, a melhor decisão é comunicar um órgão ambiental para fazer o manejo correto.
Onça-parda nao representa risco aos humanos:
Segundo maior felino das Américas, a onça-parda ou suçuarana é de crucial importância para o equilíbrio ambiental. A expansão urbana, entretanto, impõe ameaças à espécie. Apesar de ser predador, o felino raramente representa risco aos humanos.
Para evitar ataques a criações e animais domésticos, o Inea recomenda manter lixeiras fechadas para não atrair pequenos animais; alvos de caça pelas onças: manter animais domésticos e de criação protegidos durante a noite: nunca dar as costas a uma onça-parda e garantir um caminho livre para que ela fuja.
O Parque Estadual dos Três Picos faz campanhas regulares de conscientização sobre a importância da conservação e da coexistência equilibrada com os animais silvestres.