Filmes produzidos por estudantes de Santa Cruz participam de festival de cinema no Canadá

Os filmes “Inspirações”, “Para todos” e “Ainda somos os mesmos” retratam o cotidiano dos alunos da escola em Santa Cruz

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Os filmes “Inspirações”, “Para todes” e “Ainda somos os mesmos” retratam o cotidiano dos alunos da escola em Santa Cruz. Crédito: Divulgação/Prefeitura do Rio

Três curta-metragens produzidos por alunos da Escola Municipal Adalgisa Nery, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, foram selecionados para participar do Lift-Off Global Network, um festival online de cinema em Vancouver, no Canadá.

Os filmes “Inspirações”, “Para todes” e “Ainda somos os mesmos” retratam o cotidiano dos alunos da escola em Santa Cruz, Zona Oeste da cidade, abordando temas como cidadania, preconceito e inclusão social. Os curtas são frutos do projeto #CinEscola, criado e coordenado pelo professor de História Ygor Lioi, com a parceria dos cineastas Nathalia Sarro e André da Costa Pinto.

É gratificante saber que a educação pública municipal pode ser um caminho para a transformação social por meio da arte. Só a participação nesses festivais já é um prêmio para os alunos, que foram guerreiros, se empoderaram e hoje são visíveis“, comemora o professor Ygor.

O curta “Inspirações”, dirigido e protagonizado pela aluna Ariany de Souza, já tem um prêmio: venceu mês passado a mostra Júri Popular do 3° Festival de Cinema Curta Caicó, no Rio Grande do Norte. Os três filmes também participaram do 15º Festival Taguatinga de Cinema (FestTaguá2020), no Distrito Federal. E estão na disputa do Festival de Penedo (AL) e da 1ª edição do Cindie Festival (RJ), além do evento em Vancouver.

Advertisement

No início do ano passado, o professor Ygor decidiu criar uma matéria eletiva para ensinar os alunos do 9º ano da Escola Adalgisa Nery os primeiros passos de uma produção audiovisual. Organizou workshops e levou a turma a sessões de cinema, uma experiência inédita para muitos deles. Os frutos estão sendo colhidos agora.

A seguir, um breve resumo de cada filme.

’Inspirações’

A diretora e atriz principal do filme, Ariany de Souza, é uma jovem da Zona Oeste do Rio que encontrou na música e na poesia as inspirações para vencer os obstáculos que a vida foi colocando em seu caminho.

’Para todes’

Os alunos da Escola Municipal Adalgisa Nery embarcam numa aventura para mostrar ao mundo que é necessário romper com muros visíveis e invisíveis. Estes acabam impossibilitando, na maior parte das vezes, pessoas com necessidades especiais, LGBT’s, mulheres, entre outros grupos, de participarem de partidas de futebol. No linguajar deles, mesmo que a partida seja “à brinca ou à vera”, há uma intensa disputa para saber o vencedor.

’Ainda somos os mesmos’

Será que os sonhos dos jovens da escola são iguais aos dos seus pais? Nesse curta, o diretor Jonathan Rodrigues, junto com os amigos de classe, questiona os responsáveis sobre quais eram seus sonhos na infância e como eles conseguem ver o mundo atualmente.

A produção dos filmes contou com o apoio da Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Educação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Filmes produzidos por estudantes de Santa Cruz participam de festival de cinema no Canadá
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui