Fim da resolução 013

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Baile Funk por Balazs GardiO governador Sérgio Cabral sentiu tanto a queda de popularidade que parece agora estar querendo ganhar um pouco de simpatia de volta ao atender demandas de partes da população. Há aproximadamente duas semanas anunciou que a resolução 013, que dava à policia o direito de impedir e atuar contra a realização de eventos culturais, esportivos e afins em áreas pacificadas.

A grande crítica é que os bailes funk, alguns tradicionais nas comunidades Cariocas se viram na necessidade de pedir autorizações e atender a normas para a sua realização. Entre elas um “nada contra” da Policia Militar. Tal fato foi interpretado como extremo autoritarismo por parte de quem organiza e frequenta estes bailes.

Nada contra o funk, baile funk, ou nesse sentido qualquer outra expressão de cultura. Mas será que a livre manifestação cultural de uma parte da sociedade pode, legitima e legalmente, privar uma outra parte da sociedade dos seus direitos? Os vizinhos dos arredores devem pagar os custos, tendo o seu sossego negligenciado porque um baile funk não tem o isolamento acústico necessário (que é exigido de boates e casas de festas)? Será que o frequentador do baile não tem o direito as mesmas normas de segurança que o frequentador de uma boate?

Advertisement

Para mim não é necessário qualquer tipo de resolução especifica para o baile funk, pois seria descriminar o funk de outro tipo de evento cultural. Precisamos atender as normas que respeitam tanto a liberdade de um quanto de outro. O “batidão” madrugada adentro deve ser uma opção de lazer, e não uma obrigação da vizinhança aguentar noites em claro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fim da resolução 013
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui