Fim de semana com diversão e ciência no Museu de Astronomia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Exposição Reserva Técnica Aberta - Relógios da Sala das Pêndulas

Para quem estiver na cidade neste feriado prolongado e quiser se divertir conhecendo um pouco mais sobre ciência, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou uma programação especial para o fim de semana. São várias atividades gratuitas para crianças, jovens e adultos curtirem as tardes de sábado (3) e domingo (4) com bastante entretenimento e cultura. Tudo inteiramente grátis.



A dica é chegar logo após a abertura dos portões, às 14h, e começar visitando as exposições do MAST, com destaque para as doze belíssimas gravuras inspiradas em mapas antigos da mostra Anna Bella Geiger – Local da Ação, que têm relação com pesquisas realizadas no MAST sobre cartografias e também com o acervo da exposição permanente Olhar o Céu, Medir a Terra, com mapas e instrumentos científicos que representam a contribuição da ciência para a configuração territorial do Brasil.

No sábado, às 15h, tem o Ciclo de Palestras com o tema O rugido quente da Terra: Energia geotérmica e seu uso, que vai abordar a maneira sobre como é produzida energia limpa, aproveitado o calor emitido pelas camadas mais profundas do planeta, como o manto e o núcleo (onde a temperatura pode chegar a 6.000 graus Celsius). O encontro terá como palestrante a doutora em Geofísica Suze Nei Pereira Guimarães, que vai explicar como ocorre a Geotermia e como são utilizadas as altas temperaturas que vêm das profundezas para o aquecimento de água também para gerar o vapor que movimenta turbogeradores de energia elétrica.

Advertisement

Já, às 16h, a oficina Brincando com a Matemática vai realizar uma atividade dirigida a pessoas de todas as idades: pais, filhos e grupos de amigos poderão se divertir juntos. Nesta brincadeira as formas geométricas são utilizadas para aguçar o raciocínio lógico com enigmas, segredos, Torres de Hanói e nossa estratégia com o jogo da velha.

Também está programada a Observação do Sol, das 15h às 17h, onde os visitantes podem analisar o astro-rei de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. No fim da tarde, acontece o tradicional Programa de Observação do Céu, das 17h30 às 20h, onde todos são convidados a observar o céu através da centenária Luneta Equatorial e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

Domingo tem exposições como Visões da Luz, uma mostra interativa que aborda várias temáticas relacionadas à luz por meio de painéis com textos, fotografias e esquemas, instrumentos científicos do acervo do Museu, maquetes, objetos, registros fotográficos de determinados momentos históricos da Astronomia e alguns aparatos interativos. A partir das 15h, o público vai poder participar do Planetário Inflável Digital. Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Nas sessões conduzidas por mediadores do MAST, os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

SERVIÇO
FIM DE SEMANA NO MAST
Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel: 3514-5299 e 3514-5229

SÁBADO 03/11
Funcionamento do Museu: das 14h às 20h
Ciclo de Palestras – O rugido quente da Terra: Energia geotérmica e seu uso-15h (distribuição de 30 senhas a partir das 14h30)
Brincando com a Matemática – 16h (distribuição de 30 senhas a partir de 15h30)
Programa de Observação do Sol – das 15h às 17h
Programa de Observação do Céu – das 17h30 às 20h

DOMINGO 04/11
Funcionamento do Museu: das 14h às 18h
Visita às exposições internas do Museu de Astronomia
Planetário inflável – 15h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)

GRÁTIS

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fim de semana com diversão e ciência no Museu de Astronomia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui