Fim de Semana no MAST tem gosto de colônia de férias

Museu de Astronomia e Ciências Afins encerra a programação especial da colônia de férias virtual com atividades presenciais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/MAST

Para fechar o período de recesso escolar em grande estilo, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) elaborou uma programação especial com conteúdos que unem diversão e conhecimento. As ações fazem parte da programação do Férias Conectadas de Verão, iniciativa desenvolvida ao longo da semana no universo digital, que se estende pelo Fim de Semana no MAST com atividades presenciais. No sábado (6) e domingo (7) serão realizadas visitas guiadas às exposições, cúpula da Luneta Equatorial de 21cm, além das sessões de Planetário Digital e exibição de curtas-metragens no Cinema no Gramado.

Por conta da pandemia da Covid-19, é preciso seguir o protocolo de segurança sanitária e respeitar as medidas básicas que visam à preservação da saúde, tanto dos visitantes quanto de sua equipe. Portanto, é necessário realizar a inscrição, devido ao controle de acesso para participar das iniciativas, preenchendo o formulário de acordo com o dia escolhido:

O MAST abre suas portas às 14h para o público mergulhar nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do Centro de Visitantes. Será realizada uma Visita Guiada para detalhar a história da Astronomia com efeitos visuais e sonoros no ambiente que simula uma jornada pelo Universo. Após essa aventura tecnológica, os monitores do MAST farão um tour pela exposição Ressurgindo das Cinzas, realizada em parceria com o Museu Nacional, que exibe 39 peças em seu acervo, além de uma adaga feita de ferro meteorítico e um grande painel que conta a história do famoso meteorito Bendegó, que, curiosamente, escapou das chamas que consumiram a instituição em setembro de 2018. É uma ótima oportunidade para ver, tocar e fotografar o meteorito Santa Luzia de Goiás, o segundo maior do Brasil, em frente à fachada principal do Museu.

O passeio segue para a exposição As Estações do Ano: Terra em Movimento, onde a criançada vai conhecer os ciclos das estações do ano e fases da Lua por meio de aparatos interativos, vídeos e painéis, e também pelo Campus do MAST, onde a criançada vai percorrer os pavilhões para conhecer as lunetas meridianas, em especial a cúpula da centenária Luneta Equatorial de 21cm. Após essa jornada de conhecimento, vamos aproveitar o fim de tarde para realizar um Piquenique no belo gramado do Museu. Portanto, traga seu lanche para participar deste momento de integração sem aglomeração, respeitando o distanciamento.

Advertisement

Já a partir das 18h30 tem o Cinema no Gramado, que apresenta O Show da Luna em pleno ar livre. Com o episódio Nos anéis de Saturno, Luna e seus amigos estão curiosos para saber mais sobre esse lindo planeta e aproveitar para patinar sobre seus anéis. Produzida pela TV PinGuim, O Show da Luna é uma série sobre a menina cheia de perguntas interessantes e sua paixão pela ciência, que a faz explorar o mundo com aventuras que trazem muito aprendizado! Também haverá a exibição de um curta-metragem do Projeto VerCiência, ação que ajuda a promover a disseminação da cultura científica por meio das tecnologias audiovisuais.

Com o curta-metragem Isto é Matemática: Boas Vibrações, o professor Rogério Martins vai apreciar uma audição de Jazz e apresentar as vibrações e equação das ondas sonoras. A atividade é uma forma de entretenimento cultural de qualidade e uma oportunidade para apresentar a ciência e a tecnologia de maneira clara, atraente e segura dentro dos parâmetros do “novo normal”. O conteúdo dos vídeos de curta duração é dirigido ao público geral, sendo recomendado para a audiência da faixa infantojuvenil.

No domingo (7), além das Vistas Guiadas pelo Centro de Visitantes e nas exposições Ressurgindo das Cinzas e As Estações do Ano: Terra em Movimento, o MAST realiza uma sessão especial do Planetário Digital. Readequado aos procedimentos de segurança sanitária, a atividade foi adaptada para fora da cúpula e expandir o Universo no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão, que teve a capacidade de público reduzida para 18 lugares, por sessão. Serão projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. A sessão acontece às 17h e será conduzida por mediadores do MAST, que vão detalhar sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fim de Semana no MAST tem gosto de colônia de férias
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui