Fim de Semana tem passeio guiado no Catete e Centro do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Obras do binário no Porto do Rio

Vamos aproveitar o fim de semana para conhecer um pouco mais do Rio de Janeiro? Neste fim de semana tem dois passeios GRATUITOS para quem quer gastar a sola do sapato e aprender um pouco da geografia e da história do Rio de Janeiro.

Pao-do-Ouvidor Antes ou depois de um passeio pelo Centro do Rio, passa no Paço!

Passeio pelo Catete e o Rio Capital Federal

Palácio do Catete

No domingo, a partir das 9h, os professores da universidade Estácio De Sá, Rodrigo Rainha e William Martins, recebem os cariocas e turistas no Largo do Machado para uma viagem pelo Rio de Janeiro enquanto capital federal. É gratuito e sem necessidade de inscrição.

Advertisement

O trajeto traçado pelos é o seguinte: Largo do Machado, Matriz de Nossa Senhora da Glória, Chafariz  de Imaculada Conceição, Escola Amaro Cavalcanti, Estátua de Machado de Assis, Café Lamas, Galeria São Luiz, casarios da Rua do Catete e Palácio do Catete.

“Pensar o bairro do Catete é sem dúvida pensar em algumas figuras bastante emblemáticas. A primeira delas é Getúlio Dorneles Vargas, o presidente que mais longamente comandou o Brasil”, afirma Rodrigo Rainha.

Uma novidade deste mês é a promoção Rolé do Amor. Dando início às comemorações do Dia dos Namorados, quem contar a história de amor que tiver como cenário a cidade maravilhosa e receber mais curtidas na página do Rolé Carioca no facebook (www.facebook.com/rolecarioca) receberá como prêmio um jantar a dois num dos melhores restaurantes do Rio.

Passeio pela Praça Mauá

Obras do binário no Porto do Rio

Quem preferir pode ir para a região portuária do Rio, é que terá um passeio comandado pelo pessoal da UERJ, coordenado pelo professor Dr. João Baptista Ferreira de Mello. No mesmo domingo, dia 31, às 11h com encontro marcado junto à Portaria do Edifício A Noite (Praça Mauá, 7). Também gratuito e sem necessidade de inscrição. Em caso de tempo chuvoso, o roteiro será cancelado.

Veja o roteiro completo:

Das Imperatrizes Leopoldina e Teresa Cristina à Rainha Marlene – Soberanos Ancoradouros

Encontro junto à Portaria do Edifício A Noite (Praça Mauá, 7) às onze horas da manhã. (A versão feminina do Porto Maravilha) Edifício A Noite tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  – IPHAN e da Rádio Nacional da soberana Marlene – terraço panorâmico do MAR (Museu de Arte do Rio) – as metamorfoses do Porto com vistas ao mega evento Olímpico de 2016 – os contrastes e as diversas temporalidades nas edificações da Praça Mauá, Av. Rio Branco e Rua Acre – o extinto Cais de desembarque da Imperatriz Leopoldina, no sopé do morro de São Bento – Rua Sacadura Cabral e seu restauro – Igreja de São Francisco da Prainha – Pedra do Sal e de Pixinguinha, João da Baiana, Heitor dos Prazeres, símbolo da cultura negra (uma das nascentes do samba em plena Pequena África do Rio de Janeiro ) – a construção do túnel e do estacionamento subterrâneo com vistas ao  Porto Maravilha – Jardins Suspensos do Valongo – Cais do Valongo – atracadouro de recebimento de um milhão de escravos declarado Patrimônio pela UNESCO  / Cais da Imperatriz (Teresa Cristina)

Passeio pelo Campo de Santana

16050349793_9c917435e3_k

E quem estiver com a 3ª feira livre tem também passeio marcado para 2 de junho, às 14h, no Campo de Santana, com encontro no interior do Centro Cultural Lighjt. E como o da Praça Mauá, coordenado pelo Prof. Dr. João Baptista Ferreira de Mello e gratuito e sem necessidade de inscrição. Em caso de tempo chuvoso, o roteiro será cancelado.

Veja o roteiro do passeio:

Circulando pelo Campo de Santana, da Proclamação da República e de São Jorge Guerreiro

2 de junho (terça-feira) 14 horas – encontro no interior do Centro Cultural Light – Av. Marechal Floriano, 168 – grátis – a pé – Itinerário: Centro Cultural Light – Itamarati – Central do Brasil (visita) – passagem subterrânea – Casa do Marechal Deodoro – Arquivo Nacional/Casa da Moeda (visita) – Rádios MEC Am / Fm – Faculdade de Direito UFRJ (antigo Senado) – Circulando no interior do Campo de Santana, das festividades e rituais religiosos, do casamento de D. Pedro e da Imperatriz Leopoldina, da aclamação popular de Dom João VI, do samba O Pato de Jaime Silva e Neusa Teixeira gravado por João Gilberto – dos territórios de prostituição masculina e feminina – do ajardinamento de Glaziou – Corpo de Bombeiro – Igreja de São Jorge (visita) – Biblioteca Parque Estadual

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fim de Semana tem passeio guiado no Catete e Centro do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui