Fim de semana tem Viradão Cultural do Samba no Rio patrocinado pela Antárctica

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

DSC_3374

 Antarctica que faz várias ações ligadas ao samba no Rio (normalmente patrocina os blocos e há dois anos voltou com o Camarote no Sambódromo) realizará no segundo final de semana de outubro uma virada cultural inédita na cidade. Tendo o Centenário do Samba como tema principal, a marca apresenta a segunda edição do Batuque da BOA que reunirá música, cultura e dança, em um circuito aberto ao público e gratuito, que promete agitar a cidade maravilhosa. Bebidas e comidas são pagas a parte.

O Batuque da BOA acontecerá nos dias 08 e 09 de outubro, no Rio de Janeiro. A programação completa está disponível nas redes de Antarctica.

Cabify RJ bannerQue tal ir e voltar da Virada Cultural do Samba de Cabify? O Diário do Rio te dá dois descontos de R$ 15 nas duas primeiras corridas é só baixar aqui para iPhone e aqui para Android e colocar o voucher DIARIODORIO

Advertisement

RODAS DE SAMBA

DSC_3381

Este ano as 10 rodas estarão divididas em dois dias e ganham a força da Quadra da Mangueira e Quadra da Portela, além de um time de sambistas convidados que trarão ainda mais história e malemolência às tradicionais rodas de samba cariocas.

 No sábado, 08, os cariocas poderão escolher entre o Samba do Chapéu e Leandro Sapucahy no Clube Renascença, Leci Brandão e Projeto Criolice na Arena Carioca em Madureira, Sambastião na Glória, Encontros Casuais & Terças Desamplificadas receberão Ana Costa no Beco do Rato. A quadra da Mangueira batucará com as rodas Art Jr, Arruda e Mariene de Castro. E o Cacique de Ramos terá em sua tradicional roda, Nei Lopes e Thiago Martins.

 Já no domingo, o Batuque acontecerá na Feira da Glória com o Time de Crioulo e Roberta Sá, no Tijolinho com o Galocantô e o mestre Martinho da Vila, Xande de Pilares vai agitar a roda do Cacique no Cacique de Ramos enquanto Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador receberão João Bosco no Clube Samba Luzia. A roda da Pedra do Sal contará com Pretinho da Serrinha e a Quadra da Portela mostrará todo o ritmo da roda Tempero Carioca com Jorge Aragão e Rodrigo Lampreia.

 SÓ DANÇO SAMBA – GAFIEIRA NA ESTUDANTIDA

Para os amantes da Gafieira a BOA preparou um workshop para que todos possam aprender a arrastar a sandália juntos. O professor Marcelo Chocolate e seus assistentes receberão os interessados na tradicional Estudantina.

 As aulas acontecerão por ordem de chegada, terão 1 hora e meia de duração e atenderão até 20 pessoas por turno. O baile acontecerá no sábado, 08, das 14h até as 19h.

 CONTA E CANTA

Batuque da Boa na Pedra do Sal com Jorge Aragão - Foto de Berg Silva_0280

Se tem algo que o samba tem é história. Por isso, o Batuque da BOA preparou uma série de encontros com os bambas para que eles possam contar e cantar suas histórias junto ao público.

 Didu Nogueira e Claudio Jorge mediarão os papos com Paulinho, Jorge Simas, Zé Luís do Império Serrano, o sambista Agrião, entre outros, em cinco bares por dia, com muita música e BOA gelada.  Os bares Vaca Atolada na Lapa, Bip-Bip em Copacabana, Beco sem Saída em Niterói, Bar Mercadores no centro e o Bar do Wilson em Madureira são alguns dos bares confirmados.

EXPOSIÇÃO CAPAS HISTÓRICAS E LATAS ESPECIAS POR ELIFAS ANDREATO

latas_Elifa_

 Durante seus 50 anos de carreira, o ilustrador Elifas Andreato foi responsável pela arte de icônicas capas de discos de sambistas e MPB.

 No Batuque da BOA o artista participará de duas maneiras diferentes. São deles as ilustrações em homenagem a cinco redutos do samba que ilustram uma edição especial de latas da marca.

Além disso, Elifas ganhou uma exposição na estação Carioca do Metro para que todos possam conhecer cerca de 40 capas históricas assinadas por ele. A mostra terá início no dia 08 de outubro e terá duração de uma semana.

 TOUR DO SAMBA

A Antarctica também organizou um walking tour que passará por pontos icônicos do Rio, contando suas curiosidades, sempre com muito samba. O passeio terá um roteiro diferente para os dois dias de evento e duração de 2 horas e meia. Serão montados grupos de no máximo 30 pessoas. O primeiro sairá 15h00 e o segundo às 16h30.

No sábado, o tour sairá do Theatro Municipal e passará por pontos na Cinelância, Arcos da Lapa, Escadaria Selaron e Beco do Rato. Já no domingo, o ponto de encontro será no Museu de Arte do Rio e o caminho revelará as curiosidades da Praça Mauá, Cais do Valongo, as histórias da Rua Soares Cabral e Pedra do Sal.

 

GASTRONOMIA DA BOA

A Feira das Yabás entra no roteiro e oferecerá opções como Mocotó e aipim com carne seca, feijoada de camarão, rabada, cozido de peixe com frutos do mar, macarrão com carne assada e muito mais. Já na Quadra da Mangueira, acontecerá a tradicional feijoada da escola.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fim de semana tem Viradão Cultural do Samba no Rio patrocinado pela Antárctica
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui