Final da 5ª edição do Concurso de Cafés Especiais do RJ acontece nesta terça

Disputa será realizada no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado; participam 10 produtores, sendo 6 do Noroeste Fluminense e 4 da Região Serrana

Imagem meramente ilustrativa - Foto: Reprodução

Sede oficial do Governo do Estado, o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul da capital fluminense, será palco nesta terça-feira (07/12) da finalíssima da 5ª edição do Concurso de Cafés Especiais do Rio de Janeiro.

A disputa conta com 10 concorrentes, sendo 6 deles do Noroeste Fluminense, onde acontece 80% da produção no estado, e 4 da Região Serrana. O prêmio, vale ressaltar, é organizado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) em parceria com a Associação dos Cafeicultores do RJ, Emater-Rio e Sebrae Rio

”O RJ ganha muita visibilidade quando o assunto é café. A qualidade dos nossos cafés é destaque em todo país. Isso só é possível graças ao trabalho da Secretaria Estadual de Agricultura, junto com as suas vinculadas, Emater e Pesagro. Com o concurso, evidenciamos a atividade e fomentamos ainda mais a produção, que já vem sendo estimulada por meio do nosso programa, o Agrofundo”, diz o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

É importante destacar que os 10 primeiros colocados receberão um certificado com a pontuação e as características sensoriais do café. Os primeiros lugares recebem certificado e uma placa.

”Os negócios que se estruturam para oferecer aos clientes experiências exclusivas e diversificadas têm tido ótimos retornos. Quem consegue despertar e manter o interesse com qualidade prospera. Essa é uma grande oportunidade, não apenas para participar de um concurso e obter uma premiação, mas de venda e demonstração do café para compradores qualificados”, afirma o diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta.

Os concursos e outras ações de mobilização e destaque do trabalho dos produtores têm refletido no aumento na produção de cafés especiais, além da valorização dessa cultura. O evento poderá ser acompanhado pelas redes sociais da Ascarj com a divulgação dos resultados e leilão dos cafés finalistas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui