Final de semana será de muita astronomia no MAST

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) realiza nesse final de semana uma série de atividades gratuitas sobre as maravilhas do universo. A programação inclui visita temática sobre a imensidão do universo e questionamento sobre a existência de vida fora da terra,exposições interativas, Programa de Observação do Céu e Planetário Digital. Sempre apresentadas de forma interativa e descontraída.

A partir das 14h, o público pode mergulhar no espaço imersivo do novo Centro de Visitantes para conhecer algumas curiosidades sobre o céu. Com as imagens projetadas em um ambiente virtual, o público tem a possibilidade de saber um pouco sobre a história da Astronomia com efeitos visuais e sonoros no ambiente que simula uma jornada pelo universo.

Há também exposições repletas de tecnologia e arte que exibem marcos históricos na área científica, como por exemplo a mostra “O Eclipse” Einstein, Sobral e o GPS, com curadoria do premiado Marcello Dantas, que permite ao visitante vivenciar experiências sensoriais surpreendentes com a simulação audiovisual do momento em que lua começou a sobrepor-se ao sol na efeméride que confirmou a teoria da relatividade geral de Albert Einstein.

Centro de Visitantes 7 low Divulgação MAST Final de semana será de muita astronomia no MAST
Foto: Divulgação Mast

A partir das 15h, o público vai poder curtir a atividade visita temática, que traz o tema “A vida está lá fora”? para estimular os participantes a refletirem sobre a imensidão do céu. “Será mesmo que estamos sozinhos no Universo”? Para mergulhar nesta reflexão, os visitantes vão passear pelo campus do Mast e conhecer as relações ecológicas da terra, percorrendo os planetas representados nos totens do sistema solar em escala e a forma como cientistas investigam a existência de vida nestes corpos celestes e em outras estrelas.

Advertisement
O Eclipse 7 low Divulgação MAST Final de semana será de muita astronomia no MAST
Foto: Divulgação Mast

No fim do dia, às 17h30, acontece uma das atrações de maior sucesso da ação: o “Programa de Observação do Céu“. Para orientar os visitantes, nossos astrônomos e mediadores realizam a breve palestra chamada “Céu do Mês” para apresentar ao público o que está visível para a observação. Logo após o bate-papo, todos são convidados a contemplar o céu por meio por meio da centenária luneta equatorial de 21cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura

Já no domingo, além das exposições, os visitantes vão poder curtir a tarde no Planetário Inflável Digital. Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do Museu, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

Para mais informações, basta visitar o site.

SERVIÇO:
Fim de semana no Mast
Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 / São Cristóvão
Sábado 14/09 –Funcionamento do Museu: das 14h às 19h
­- Visita Temática – A vida está lá fora? –16h
Programa de Observação do Céu – Luneta Equatorial 21 –das 17h30 às 20h
Domingo 15/09 – Funcionamento do Museu: das 14h às 18hVisita às exposições internas do Museu de Astronomia
Planetário Inflável – 15h, 16h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h). Grátis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Final de semana será de muita astronomia no MAST
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Final de semana será de muita astronomia no MAST
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui