Fiocruz conclui primeiros lotes do IFA nacional para produção de vacina

Ingrediente Farmacêutico Ativo passará por testes de validação. A previsão é de que as entregas comecem a ser realizadas no último trimestre de 2021

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Castelo da Fiocruz
Castelo da Fiocruz - Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (27/09), a Fiocruz, por meio de seu Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), concluiu a produção dos primeiros lotes de pré-validação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional da vacina Covid-19. O insumo passará agora por testes de controle de qualidade na instituição para, em seguida, ser encaminhado para a etapa de processamento final do imunizante. O primeiro lote de pré-validação, finalizado anteriormente no início de setembro, também está em análise.

Os dois lotes de pré-validação servem para demonstrar que o processo funciona conforme o esperado e eventualmente para detectar a necessidade de adequação nos documentos e processos.

Outros dois lotes, de uma segunda etapa para a fabricação do IFA nacional para validação do insumo produzido no Brasil, estão em produção. Está prevista também a produção de um terceiro lote de validação do insumo. 

Em paralelo, os lotes seguem por testes de comparabilidade junto à AstraZeneca, de modo a confirmar que os resultados obtidos por Bio-Manguinhos/Fiocruz estão de acordo com os do transferidor da tecnologia. A partir disso serão submetidas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as documentações necessárias à alteração do local de fabricação do IFA no registro da vacina, requisito para a entrega das doses nacionalizadas ao PNI.

Advertisement

Quanto às datas, a Fiocruz trabalha com cenário conservador para as etapas de produção, controle de qualidade e registro para o fornecimento da vacina Covid-19 com o IFA nacional. A previsão é de que as entregas comecem a ser realizadas ainda no último trimestre de 2021.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fiocruz conclui primeiros lotes do IFA nacional para produção de vacina
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui