Reprodução: Internet

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve começar a produzir o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina contra Covid-19 de Oxford/Astrazeneca entre o final de maio e início de junho. Em entrevista à “BandNews”, Mauricio Zuma, diretor de Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz responsável pela produção das vacinas, afirmou que a instituição está em fase final de fechamento do contrato e deve receber os bancos de células da AstraZeneca ainda em maio.

Ele também explicou que a produção do IFA leva cerca de 45 dias, mas os insumos ainda precisarão passar por etapas regulatórias e de testes.

A instituição espera, em outubro, entregar ao Ministério da Saúde cerca de 15 milhões de doses do imunizante produzidas no Brasil. Esta é a quantidade que a Fiocruz espera produzir por mês após a primeira remessa.

Inspeção da Anvisa para produção de IFA na Fiocruz é satisfatória

Foi finalizada na última sexta-feira (30/04), de forma satisfatória, a inspeção regulatória realizada na Fiocruz para obtenção das condições técnico-operacionais da planta industrial onde ocorrerá a produção do IFA nacional da vacina Covid-19.

Ao longo da semana, técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), acompanhados de representantes da Superintendência de Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro (Suvisa/RJ) e do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), visitaram as instalações do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) onde ocorrerá a incorporação da tecnologia, e fizeram um minucioso processo de análise de documentação.

Para garantir as condições necessárias à produção do imunizante, foram realizadas adequações e aquisições de equipamentos em apenas seis meses, com o atendimento aos requisitos regulatórios dentro do cronograma planejado. 

O parecer favorável obtido ao final da inspeção demonstra que a instituição está apta a realizar a produção do insumo, representando um importante passo para o alcance da autossuficiência nacional.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui